Câmara de Caxias homenageia cultura negra e sua pluralidadeArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
O evento foi presidido pelo Vereador Junior Uios (União Brasil) e objetivou exaltar a pluralidade e a contribuição do movimento negro à cidade, embasados no respeito e no combate à intolerância religiosa. A mesa foi composta por Junior Uios, o Vereador Alex Freitas (SD), que é presidente da Comissão de Educação e Cultura, Simone Sangelis, Secretária de Cultura, Tiago de Osoguiãn, Digital Influencer da Cultura Iorubá, o advogado Antônio Machado e Rafael Henrique, líder da Cultura Cigana.
As honrarias foram entregues a personalidades que fizeram história em Duque de Caxias. A Ialorixá Adriana Bárbara da Oxum externou a sua gratidão por ter sido bem recebida na Casa Legislativa.
Rafael Henrique, representante da cultura cigana, destacou que a união entre os povos e a democracia são crucias para a vida em sociedade. Na visão dele, a Câmara, ao promover esta solenidade, valoriza o cidadão e a pluralidade presente no município, “somos todos iguais, somos todos irmãos, independentemente de crenças, pois Deus é único. O dia de hoje nos traz muita alegria, pois, através deste evento, o vereador nos mostra que ele está aqui para exercer um mandato para todos.”
Dentre os homenageados, uma personalidade negra marcante: o Rei Oba Adeyinka Akofe Obawale Olu Oje recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares. Acompanhado de seu tradutor (pois o mesmo não domina a língua portuguesa), o rei expressou a sua gratidão falando no amor, “estou muito feliz. Esta homenagem fez com que eu me sentisse parte do Brasil. Quando falamos de amor, não existem diferenças, somos todos iguais. Quero voltar mais vezes para ajudar a divulgar a nossa cultura africana e a língua iorubá.”
Após a entrega das honrarias houve apresentações culturais. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos do Grande Rio, agremiação do município, foi uma das atrações.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.