Caxias realiza o XII Fórum de Saúde Mental no Setembro AmareloDivulgação

Duque de Caxias - A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção à Saúde Mental, realizou, nesta quarta-feira (27/09), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o XIII Fórum de Saúde Mental, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O tema do encontro foi Suicídio Velado. A campanha teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar e prevenir o suicídio.
Caxias realiza o XII Fórum de Saúde Mental no Setembro Amarelo - Divulgação
Caxias realiza o XII Fórum de Saúde Mental no Setembro AmareloDivulgação


O encontro contou com a participação dos palestrantes Dr. Diogo Bonioli (doutorando em psicologia pela (UFRJ), Dra. Fernanda Fernandes (doutoranda pela UERJ e Delegada Titular da DEAM – DC) e Dra. Claudia Brandão Behar (doutora em psicologia pela UFRJ e coordenadora do curso de psicologia da Unigranrio).

A diretora do Departamento de Saúde Mental, Alessandra Andrade, destacou o sucesso da programação da campanha no município e a participação dos profissionais e da população de Duque de Caxias.
Caxias realiza o XII Fórum de Saúde Mental no Setembro Amarelo - Divulgação
Caxias realiza o XII Fórum de Saúde Mental no Setembro AmareloDivulgação
“Foi um mês muito produtivo em termos de capacitação e de entendimento do que é saúde mental, suas técnicas de prevenção e técnicas de cuidado. É muito importante que essa capacitação e educação da população seja continuada”, declarou a diretora Alessandra Andrade.

A titular da Delegacia da Mulher (DEAM) de Duque de Caxias, Dra. Fernanda Fernandes, também reforçou a importância do tema e como a questão da saúde mental tem influenciado as mulheres que sofrem violência.
“Essa campanha é muito importante, já que a mulher tem apresentado um adoecimento mental, não só pela sobrecarga de trabalho, mas por inúmeras violências que sofrem, sejam elas familiares, domésticas e, principalmente, psicológica”, destacou a Delegada da DEAM-DC.

Durante todo o mês, a Campanha Setembro Amarelo ofereceu atividades como palestras, dinâmicas de grupo, oficinas, rodas de conversas, entre outros, no município. As ações foram realizadas nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial, espalhadas nos quatro distritos.