Hospital de SaracurunaDivulgação

Duque de Caxias - O mês de setembro registrou novos recordes de prestação de serviços no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN). Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Duque de Caxias recebeu do Governo do Estado a tarefa de administrar o Adão Pereira Nunes, unidade de referência em atendimentos a politraumatizados graves, vindos de todo o estado. Ao completar um ano e oito meses de municipalização, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias comemora mais um recorde histórico de cirurgias realizadas, chegando ao total de 1.778 cirurgias/mês, além da ampliação dos atendimentos e de exames de imagens realizados.
Desde o início da municipalização, o Adão Pereira Nunes passa por uma reforma geral, possibilitada por recursos liberados pelo Governo do Estado. As intervenções visam à melhora e à modernização dos serviços oferecidos e das instalações, para atender com mais qualidade à população de todo o estado do Rio de Janeiro. Os setores ampliados e reformados estão sendo entregues aos poucos à população, à medida em que a obra em cada um deles é concluída.
No último dia 23 de setembro, com a presença do governador Claudio Castro e autoridades estaduais e municipais, foi entregue o novo Centro de Traumatologia Major Enfermeiro Wagner Luiz Melo Bonin, que passa a contar com 32 novos leitos, ampliando o atendimento à população. Na mesma data foi entregue a reforma total do Banco de Leite Humano Margareth Magalhães Costa e Silva, que vai facilitar a doação, captação, processamento e distribuição do leite materno. Outra conquista é a retomada, em julho de 2022, do programa de cirurgias bariátricas na unidade, com a realização do procedimento de redução de estômago em pacientes inscritos no sistema de regulação estadual (SER-RJ).