Projeto em Caxias leva atividade física para cuidar da saúde dos alunosDivulgação

Duque de Caxias - A Primeira Edição dos Jogos de Integração, promovido na Escola Municipal Bairro Califórnia, rendeu uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem com resultados promissores que podem ser vistos na prática pelos alunos da Unidade Educacional, situada em Duque de Caxias.
Projeto em Caxias leva atividade física para cuidar da saúde dos alunos - Divulgação
Projeto em Caxias leva atividade física para cuidar da saúde dos alunosDivulgação


A ação, que é uma culminância do projeto “Emoções: cultivando e espalhando as sementes do amanhã”, tem a proposta de trabalhar não só atividades esportivas, mas também o emocional do estudante em prol de um ensino mais humanizado, participativo e inclusivo.

“O mais importante aqui é se divertir. Não importa se você vai perder ou ganhar”, disse a aluna Carla Dutra, de 10 anos, ao lado das amigas Mariana Costa e Kyara Souza, ambas de 11 anos.

Segundo a professora de Educação Física, Janair Gonçalves, o dever foi cumprido.
“Comecei a trabalhar nesta escola este ano e fui apresentada a um projeto sobre emoções que estava gerando excelentes resultados”.
Projeto em Caxias leva atividade física para cuidar da saúde dos alunos - Divulgação
Projeto em Caxias leva atividade física para cuidar da saúde dos alunosDivulgação


A docente complementou a fala, explicando que foi decidido, durante o ano letivo, que a prática esportiva poderia ser integrada ao projeto.
“Além do desenvolvimento físico e emocional, os alunos passaram a ter mais disciplina , união, diálogo, compromisso, habilidade e frequência nas aulas. Já com os pequenos, por meio de jogos cooperativos, trabalhamos a psicomotricidade, entre outros aspectos” , esclareceu Gonçalves.

“Iniciamos o projeto ano passado, com o objetivo de cuidar do emocional dos alunos afetados principalmente durante o período de pandemia. De lá para cá, desenvolvemos uma série de ações, como palestras, exibição de filmes e atividades pedagógicas, como mostram os cartazes expostos no entorno da quadra “, contou a orientadora educacional Joana Marques.

Em quadra, 980 alunos, da Educação Infantil ao 5º Ano de Escolaridade, foram divididos em equipes denominadas por "superação", "amor" , "paz", "alegria", "união", "solidariedade", "resiliência", "otimismo", "gratidão" e "respeito". Cada grupo tinha uma bandeira , mascote, torcida, gritos de guerra e criativos adereços. Ao final, todos receberam medalhas.