Dia da Consciência Negra é destaque na Câmara de CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
“Um dia de reflexão, reconhecimento e celebração da rica herança cultural e contribuições inestimáveis que a população negra trouxe e continua a oferecer a nossa cidade e ao nosso país”, disse Michel Vila Nova.
Dando continuidade ao discurso, ele ressaltou a sua própria trajetória.
O vereador Catiti parabenizou a iniciativa do Governo Federal por ter criado o Ministério da Igualdade Racial e de ter lançado, no Dia da Consciência Negra, o segundo Pacote pela Igualdade Racial. No documento, constam programas nacionais, titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais, e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.
“A consciência é de todos. Essa data marca uma luta histórica, promovida por vários ativistas, e que traz o nome de Zumbi dos Palmares, líder de uma batalha árdua para que pudéssemos estar, nos dias de hoje, gozando de uma liberdade”, exaltou Catiti, salientando que a 19ª Legislatura possui a maior bancada negra da história da Câmara de Duque de Caxias, assim como de servidores.
Ele também explicou que, juntamente, com o deputado federal, Marcos Tavares (PDT), tem buscado a criação da Secretaria de Igualdade Racial e Combate ao Racismo.
Incentivo ao esporte
A vitória do time de futebol feminino do Corte Oito, na Taça das Favelas, foi abordada pelo vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB). Ele não poupou elogios à equipe que venceu nos pênaltis o Coreia, de Senador Camará, por 4 a 3, no estádio de Moça Bonita, no domingo (19).
Plano Verão
Em outro tema, o vereador apontou que, até o momento, a empresa Light não apresentou o seu Plano Verão.
Alex da Juliana acredita que a empresa deva prestar alguns esclarecimentos em uma audiência pública. Ele recebeu apoio do vereador Alex Freitas que sugeriu o encaminhamento de um ofício à agência reguladora para que fique ciente da situação e tome as providências.
Projetos aprovados
Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão e votação, Projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e comendas e o Projeto de Lei nº 222/2023, de iniciativa de Valdecy Nunes (Patriota), líder de governo, dispondo da obrigatoriedade dos pets shops, clínicas, consultórios, veterinários e similares de comunicarem aos órgãos responsáveis as suspeitas e indícios de maus tratos de animais atendidos.
Todas as propostas foram colocadas em segundo turno de discussão e votação a pedido do vereador Dr. Maurício (Avante), sendo novamente aprovadas por unanimidade.
Ainda na sessão plenária
Atendendo a solicitação do presidente Celso do Alba (MDB), o vereador e primeiro secretário, Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura de indicações solicitando serviços para diversos bairros, e de requerimentos concedendo moções. Também fez a leitura do Projeto de Lei nº 245/2023, de sua autoria, passando a denominar Praça Margarete da Conceição de Souza, Praça Gaete, o equipamento público de lazer existente na confluência da Avenida General Rondon com ruas Bagé e Catumbi, atual Praça Geminiano dos Santos, na Vila Leopoldina, Primeiro Distrito.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.