Firjan Caxias debate sobre roubo de cargas e segurança pública na BaixadaDivulgação
O aumento do último ano chamou atenção tendo em vista a contraposição com os anos anteriores, que seguiam em constante queda desde 2017, ano de maior alta, chegando a 10.599 casos. As ocorrências se concentraram nos municípios que circundam rodovias de grande importância logística no estado, como BR-040, BR-101, BR-116 e BR-493. No recorte regional, mesmo com a elevação do índice pelo estado, houve redução de 11% de casos nos municípios de Caxias e Região, na comparação entre 2023 e 2024. O estudo da Firjan mostra que a maior parte dos registros ocorreu na cidade de Duque de Caxias.
“A redução do número de casos no cenário regional é uma boa notícia, apesar de ainda termos uma concentração de ocorrências em Caxias. De modo geral, entendemos que o trabalho conjunto com todas as entidades de interesse é de fundamental relevância para seguirmos com a nossa contribuição para o combate ao roubo de cargas no estado”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, que na ocasião contou com o apoio do diretor do Sindicargas RJ, Silvio de Carvalho, para mediar a reunião com os representantes dos órgãos de segurança.
No Conselho Empresarial de Caxias, Silvio de Carvalho tem grande engajamento na busca por medidas que contribuam para o combate ao roubo de cargas.
O chefe de seção da Polícia Rodoviária Federal, Orlando Rodrigues, apresentou dados de trabalho da corporação e destacou a importância da participação da sociedade.
O trabalho integrado entre diferentes setores da sociedade também foi reforçado pelo diretor de segurança pública de Belford Roxo, Roberto Costa, que enfatizou a relevância da atuação dos órgãos municipais no combate ao roubo de cargas e fortalecimento da segurança pública. “É preciso que haja maior responsabilidade dos municípios no que diz respeito à segurança pública. Os índices apresentados aqui terminam em feiras onde não há fiscalização. É preciso um protagonismo da segurança municipal”, complementou.
Na ocasião, além de apresentar as considerações e medidas em segurança, os representantes dos órgãos públicos ouviram demandas dos empresários e ainda foram destacadas iniciativas que estão em trâmite na esfera legislativa, como o PL 714. O projeto de lei que está para ser votado no Senado Federal, visa tornar obrigatória a prisão preventiva na audiência de custódia em casos de crimes quando for configurada reincidência criminal e ainda, há a expectativa do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, que limita atuação da polícia em comunidades do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.