Projetos para a saúde e infraestrutura são aprovados pelos vereadores de CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
De iniciativa do presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD), o Projeto de Lei nº 006/2025 trata da prioridade de atendimento para as pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizam bolsa de colostomia.
O Projeto de Lei nº 012/2025, da vereadora Michele Tavares (PDT), institui no município o Programa Municipal de Atenção à Saúde da Mulher com Endometriose. E, para garantir a segurança às crianças, em especial, as com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 014/2025, alterando a Lei nº 3.419/2024, para dispor sobre a instalação de grades e telas de proteção ao redor das áreas públicas de lazer.
Manifestações na tribuna
O vereador Leandro Enfermeiro (PRD) comentou o seu Projeto de Lei para a implantação do Projeto Visão para o Futuro, em Duque de Caxias.
Catiti e Clovinho Sempre Junto, ambos do PDT, reforçaram a importância do PL para o município.
Leandro Enfermeiro ainda comentou sua indicação para aquisição de duas macas bariátricas para o Hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
Enel
“Em uma das sessões anteriores, trouxe a demanda da climatização das salas de aula em algumas escolas e recebi a informação da dificuldade da concessionária de energia para fazer o aumento de carga”, iniciou o vereador Leone (MDB) o seu discurso. De acordo com ele, foi acordado que, logo após o carnaval, a equipe operacional da Enel faria o serviço em duas escolas de Saracuruna.
Leone disse estar insatisfeito com a empresa Enel e solicitou a convocação dos responsáveis para esclarecimentos na Câmara. Ainda reiterou a sua indicação para a instalação de um gerador em caráter provisório na Escola Municipal Mário Covas para utilizar os equipamentos de ar-condicionado já adquiridos.
O presidente Claudio Thomaz informou que irá participar, na quinta-feira (27), com o prefeito Netinho Reis, de uma reunião com os presidentes da Enel e da Light para tratar do aumento de carga nas escolas do município.
“É assim que funciona o governo, escutando a população, o parlamento. A gente vê o diálogo estabelecido pelo Legislativo e o Executivo. É dessa maneira que a nossa cidade vai crescer”, enfatizou o líder de governo, vereador Eduardo Moreira (MDB).
Telemedicina
A vereadora Andreia Zito (PV) fez indicação solicitando a implantação do serviço de telemedicina no tratamento do Espectro Autista na rede pública de saúde aos pacientes que tenham cadastro definitivo e senha em aplicativo a ser implantado pela Secretaria de Saúde.
O vereador Junior Reis (MDB) explicou os motivos de a telemedicina ainda não estar evoluída no município, apesar de já ter sido implantada na época da Covid. “Primeiro foi videoconferência e chegou a ser implantadas algumas cabines. Em alguns países, a telemedicina funciona perfeitamente, mas a nossa população ainda não aderiu esta ideia. Ela gosta mais do contato físico e visual”, disse ele, acreditando que, aos poucos a população vai ganhando confiança e aderindo à telemedicina.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Saúde
O vereador Alex Freitas (Republicanos) cobrou a instituição do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores da Saúde. “Eles estão há 12 anos aguardando o plano. Na época, eram 5.600 funcionários e, hoje, são 2.600 que podem ser beneficiados. Acredito que o prefeito vai ter condições de colocar em pauta nesta Casa esta questão”.
Leandro Enfermeiro, Catiti e Marquinho Oi (União Brasil) comentaram que o plano vai garantir mais valorização aos servidores.
Águas do Rio
A crise hídrica e os serviços da Águas do Rio, em Duque de Caxias, foram abordadas pelo vereador Junior Reis.
Clovinho Sempre Junto, Catiti e Alex Freitas contestaram a empresa pelo descaso com a população, a fiscalização da prefeitura e responsabilidade da Alerj e do Governo Estadual. E o vereador Marquinho Oi relembrou seu posicionamento contra a venda da Cedae.
Empreendedorismo
O vereador Leandro Guimarães (MDB) falou do lançamento da Feira do Empreendedor Duquecaxiense, no dia 26/03, que vai levar empreendedores locais, como micro e pequenos empresários, para expor e comercializar produtos e serviços nos quatro distritos da cidade.
A primeira edição da feira, neste ano, será no sábado (29), na Praça do Rosário, em Saracuruna. Segundo o vereador, já existem 100 empreendedores cadastrados.
Homenagem às mulheres
Também foi abordada na tribuna da Câmara, a homenagem feita às mulheres, realizada no dia 24, no Teatro Raul Cortez. “Estou no meu terceiro mandato, como mulher, nunca fui homenageada nesta Câmara como fomos neste evento. Quero parabenizar o presidente Claudio Thomaz e dizer que nós, vereadoras, estamos muito felizes, e nossas agraciadas também”, ressaltou a vereadora Delza de Oliveira (MDB).
O presidente Claudio Thomaz parabenizou os envolvidos no evento. “Quero estender o agradecimento a todos os funcionários desta Casa que participaram junto conosco para que esse evento fosse um sucesso”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.