Talentos das escolas Firjan SENAI de Caxias brilham na competiçãoDivulgação

Duque de Caxias - Alunas da Firjan SENAI, das unidades localizadas na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, foram medalhistas de ouro na Etapa Estadual da WorldSkills 2025, ou Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional do mundo. As estudantes participaram dos quatro dias de provas, entre os dias 25 e 28 de março, realizadas simultaneamente em cinco unidades da federação pelo estado. A ação reuniu jovens talentos de diversas áreas que disputaram vagas para a seletiva nacional, com chance de representar o Brasil na WorldSkills Internacional de 2026, em Shangai.

As alunas Esheley Cristina Pires Simão, da Firjan SENAI Nova Iguaçu, e Angelica Carletti Oliveira, da Firjan SENAI Caxias, competiram em provas nas áreas de Panificação e Tecnologia de Energia Verde, respectivamente. A competição envolveu mais de 300 alunos com desafios que simularam o dia a dia da indústria em áreas como Tecnologia de Fabricação e Engenharia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Construção e Tecnologia de Edificações, Transporte e Logística e Artes Criativas e Moda.

A preparação começou muito antes da Etapa Estadual, com meses de estudos intensivos, acompanhamento técnico e pedagógico. Os competidores foram avaliados pela excelência de suas modalidades, em provas que exigiam habilidades técnicas e rápidas tomadas de decisão.

“Competições como a WorldSkills reúnem as melhores tecnologias, profissionais e treinadores, estabelecendo um patamar ideal de desempenho. Elas servem de inspiração tanto para os profissionais quanto para a indústria, sinalizando caminhos para a inovação e o investimento conforme o posicionamento de mercado”, afirmou Vinicius Carvalho Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan.
Confira aqui o resultado

Entre os destaques da competição, histórias inspiradoras e trajetórias de sucesso como a da Angélica Carletti Oliveira, de 20 anos, da Escola Firjan SENAI Caxias, que participou do desafio pela segunda vez. Assim como em 2021, esse ano, a aluna foi classificada para a etapa nacional. Após 16 horas de execução da tarefa, conseguiu a medalha de ouro com a implantação de um projeto de energia fotovoltaica.
“Esse é uma área em que me encontrei profissionalmente. Ações sustentáveis de cuidado com o meio ambiente sempre me interessaram. Vejo o resultado dessa competição como uma oportunidade de fazer cada vez melhor”, destacou a aluna já formada no curso técnico de Energia Renovável e agora cursa eletrotécnica. “Sou aluna da rede pública e através da escola Firjan SENAI me encontrei nessa área. Descobri uma aptidão”.