Escola em Duque de Caxias recebe evento sobre sustentabilidadeDivulgação
Durante o evento, alunos guiaram os visitantes por uma exposição dos projetos sustentáveis desenvolvidos na escola, como a estação de compostagem, o berçário de plantas e a separação de resíduos. A escola se destaca por incorporar a gestão de resíduos sólidos ao cotidiano pedagógico, promovendo a conscientização ambiental.
Segundo a professora Adriane Correa, uma das organizadoras da iniciativa desde 2019, as ações fazem parte da vivência da escola. E a unidade não utiliza copos plásticos, e eventos são planejados para reduzir a geração de lixo. “Aqui, não falamos que temos um projeto de educação ambiental, pelo contrário, a gente vive esse projeto”.

Inspirada na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), a unidade mostra como a educação pode ser uma ferramenta de transformação social. Arlene Cavalini, Subsecretária Pedagógica do município, destacou a importância dessas práticas:
Após a visita, houve uma roda de conversa em que participantes discutiram as práticas da escola, sua importância e formas de inspirar novas unidades. Os diálogos reforçaram o papel da escola como referência em consciência ambiental e participação estudantil. Vale ressaltar também que a experiência reforça os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), incentivando a adoção desse modelo por outras instituições e fortalecendo o elo entre sociedade civil e poder público rumo a um futuro mais sustentável.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.