Duque de Caxias vai ganhar centro de manutenção de trensDivulgação

Duque de Caxias - Durante visita à fábrica da CRRC, em Pequim, na China, o governador Cláudio Castro e o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, assinaram um Memorando de Entendimento (MOu) para a construção de um centro de manutenção de trens em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e a modernização do sistema ferroviário fluminense. Maior fornecedora mundial de equipamentos de transporte do setor, a CRRC planeja implantar uma fábrica de composições. O Governo do Estado também iniciará estudo para compra de novos trens.
"A parceria com a CRRC reflete o nosso compromisso com o futuro da mobilidade no Rio de Janeiro. Poder contar com a expertise e as tecnologias inovadoras da empresa garante que o nosso sistema de mobilidade continue a evoluir, oferecendo soluções mais rápidas, seguras e eficientes para a nossa população. Nos próximos meses, a CRRC vai realizar um levantamento sobre as necessidades do sistema, incluindo quantidade de novas composições e melhoria da sinalização das estações", ressaltou o governador.
A parceria vai garantir a geração de empregos, promover a transferência de tecnologia e fortalecer a cadeia produtiva do setor ferroviário nacional. Atualmente, são 134 trens em operação na SuperVia (100) e no metrô (34), adquiridos por meio da CRRC, que, além da fabricação, desenvolve projetos e realiza testes, comissionamento e manutenção de locomotivas e trens.