Defesa Civil de Caxias inicia elaboração do Plano de EstiagemDivulgação
A reunião contou ainda com a participação do coordenador da REDEC Baixada Fluminense, Tenente-Coronel Luiz Vieira, além de representantes de diversas secretarias municipais, da concessionária Águas do Rio, Cedae, 14º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de construir coletivamente e de forma integrada, um plano eficaz para enfrentar os desafios do período de seca.
Durante o encontro, foram apresentados dados e diretrizes que irão contribuir na elaboração do plano. Cada secretaria envolvida terá papel fundamental na construção de estratégias que visem minimizar os riscos e reduzir os impactos de desastres associados à estiagem. A proposta é que cada setor da administração pública conheça sua responsabilidade e atue de maneira coordenada, principalmente diante de possíveis cenários de vulnerabilidade.
A entrega oficial do Plano de Estiagem está prevista para o dia 20 de maio. A secretária da Defesa Civil, Coronel Kaline, destacou a importância do trabalho integrado.
A Defesa Civil reforça que a prevenção é sempre a melhor resposta. Assim como no período das fortes chuvas recentes, quando a atuação antecipada e estratégica garantiu estatísticas de impacto zero, o trabalho preventivo no período de estiagem busca o mesmo objetivo: proteger vidas, reduzir danos e assegurar bem-estar à população. A estiagem representa um desafio diferente, mas que exige o mesmo nível de planejamento e responsabilidade para assegurar a segurança e bem estar da população.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.