Alunos da Faetec de Caxias montam desfile de moda inspirado em artesã mineiraDivulgação
“Tivemos uma aula de estilo e elegância no evento de hoje. A escolha de dona Izabel como inspiração para esta coleção tem tudo a ver com a filosofia da Faetec e também da Moda, que é ir além da formação profissional, transformando a vida das pessoas. O que vimos aqui foi styling em uma leitura maravilhosa das cores, de elementos como as flores feitas à mão. Não é a roupa pela roupa, mas um conceito que se constroi”, disse Alexandre, especialista em moda e ex-professor da unidade.
Seguindo a mesma linha de pensamento, Felipe Domiciano, coordenador do curso, exaltou a coleção feita pelas alunas da terceira etapa do curso, ressaltando a importância de trabalhar o olhar das futuras profissionais do mercado fashion, para os detalhes.
“Moda é inspiração e provocamos, constantemente, o olhar dos nossos alunos, a fim de que desenvolvam peças onde haja a identidade de cada um. Fizemos uma visita técnica ao Crab -Sebrae no mês de abril para ver a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”, e, a partir de então, eles começaram a desenvolver a coleção, cujo resultado foi surpeendente”, diz ele.
Dez modelos foram confeccionados, tendo como referência de cor e textura, o barro usado nas cerâmicas. Entre os destaques apresentados ao público, um modelo onde o artesanato é enaltecido com o uso de flores de tecido feitas à mão, idealizado por Andréa Rosa, e uma peça toda produzida com a aplicação de fibras naturais confeccionado pela aluna Nalva Lomar.
“Sempre gostei de moda e o meu maior desafio desde que iniciei o curso técnico, tem sido me desconstruir um pouco mais, pois sempre fui tradicional. Amo a alfaiataria, por exemplo, e esta peça me tirou da zona de conforto, especialmente porque elaborei todo o modelo usando linho para produzir cortinas, por exemplo. Estou muito feliz comigo mesma porque consegui aliar o que gosto, que é o recorte mais tradicional, com a ousadia do tecido e as técnicas que me possibilitaram deixar o figurino do jeito que eu pensei”, diz Nalva, que já está fazendo planos para criação de uma marca própria.
Atenta aos detalhes, Andrea apostou na leveza e na pureza das peças de dona Izabel, para produzir um vestido de noiva minimalista. Confeccionado com crepe e com flores em tecido elaboradas de modo artesanal, a peça arrancou elogios e aplausos do público.
Nascida em Minas Gerais, Dona Izabel é uma das mais notáveis artistas populares do país. Em 2004 a artesã foi premiada pela UNESCO com o 1º lugar na categoria que elege o Artesanato na América Latina. Suas obras fazem parte da cultura popular da arte em barro como Patrimônio Imaterial de Minas, e expressam as tradições herdadas pelas comunidades ceramistas do Jequitinhonha.
“Toda essa brasilidade, aliada à criatividade, produziu trabalhos que, certamente, poderiam estar nas principais vitrines do Brasil e é isso que queremos mostrar”, comenta Grace Soares, gestora da unidade. Ela adiantou que os figurinos apresentados na passarela da Faetec, também poderão ser vistos em breve no Caxias Fashion, evento que acontece no principal shopping center do município, reunindo moda, beleza e empreendedorismo.
Alexandre Valle, presidente da Faetec, destacou o talento das futuras profissionais de moda.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.