Câmara de Duque de Caxias retoma sessões plenáriasDivulgação
A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das mensagens do Executivo encaminhando projetos de lei, das indicações da Casa, requerimentos e processos.
Antes de abrir para as manifestações, o presidente falou sobre o retorno das sessões e dos trabalhos na Câmara, focando na democracia e na responsabilidade com a população.
Manifestações
O vereador Saulo Henrique agradeceu a oportunidade de estar no mandato. “Não foi fácil chegar aqui, e eu irei dar meu melhor para defender toda uma população que espera por dias melhores”, disse ele se comprometendo em buscar políticas públicas, especialmente, para a terceira idade e os jovens.
O início da reforma da quadra poliesportiva e da praça Francisco Gonçalves Moura, no Dr. Laureano, foram algumas das obras citadas pelo vereador Wendell (SD).
O vereador Marquinho Dentista (Republicanos) lembrou os feitos do Executivo no primeiro semestre e citou as melhorias no Parque Lafaiete e região.
Também apontando para diversas obras que estão sendo realizadas, Michel Reis (SD) comentou sobre o atendimento a uma de suas indicações.
Já as empresas Gaia Service Tech e Vigília Brasil foram novamente contestadas pelo vereador Clovinho Sempre Junto (PDT), que cobrou ações da Secretaria Municipal de Saúde.
Retornando ao Legislativo, o vereador Junior Uios, falou dos seus desafios enquanto esteve à frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência e reforçou o seu compromisso com a comunidade.
De volta à Câmara, o vereador Serginho, ex-secretário de Esportes, ressaltou ações da pasta, entre eles, o projeto Aqui tem Esporte, e lamentou os cortes ocorridos.
Em vista dos cortes, o vereador Alex Freitas (Republicanos) citou os desafios do governo de Netinho Reis.
Por sua vez, a vereadora Juliana do Táxi (PL) exaltou obras, como a inauguração da Fundec e a implantação do Ônibus Tarifa Zero no Beira Mar.
Voltando à Câmara Michele Tavares (PDT) também fez um breve relato do período em que esteve como secretária de Proteção Animal. No seu discurso, ela também focou na Campanha Agosto Lilás. A vereadora Andreia Zito (PV) cobrou o atendimento as suas demandas tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população.
Marquinho Oi (União) também se mostrou satisfeito com a reforma da praça Maria Fernandes de Araújo, no Periquito, e com a UBS do Centenário, um sonho antigo de seu mandato.
Em seguida, foi a vez da vereadora Delza de Oliveira falar sobre a entrega dos uniformes escolares pela prefeitura e da construção de creches.
Quanto os avanços na saúde, o vereador Junior Reis (MDB) citou uma reportagem da TV Globo.
Também se manifestou na tribuna o vereador Moisés Neguinho (PP).
Ainda falando em melhorias, agora no bairro Parque João Pessoa, o vereador Leandro Enfermeiro (PRD) agradeceu o Executivo.
Finalizando as manifestações na tribuna, o vereador e líder de governo, Eduardo Moreira (MDB), deu boas-vidas aos vereadores e enumerou as diversas obras do Executivo já entregues e outras em andamento.
Projetos aprovados
Ainda na sessão plenária de 05/08, foram aprovados por 26 votos favoráveis, em discussão única, dois Projetos de Decretos Legislativos, nos quais a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara aprova as contas das gestões referentes aos exercícios de 2015 e 2016 do ex-prefeito Alexandre Cardoso.
Também foram aprovados, em dois turnos, por 26 votos favoráveis, a mensagem do Executivo que dispõe sobre o projeto de Anistia Fiscal de juros e multas; e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM), assinado por 10 vereadores, modificando o art. 153 da LOM fim de dispor sobre a publicação dos atos oficiais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.