Vereadores de Caxias aprovam projetos de leis e encaminham demandas à prefeituraDivulgação
A vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura do Expediente do Dia composto por indicações da Casa, projetos de decretos legislativos e de resoluções concedendo medalhas e títulos, e também por quatro projetos de leis.
De sua autoria, o PL trata da construção de “Parcães”, que são áreas de socialização de cães, em praças do município. Na tribuna, Delza justificou sua proposta.
A vereadora Juliana do Táxi apresentou o projeto de lei que cria a campanha permanente Semana Azul nas escolas municipais a fim de conscientizar sobre a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência múltipla.
O vereador Marquinho da Pipa (MDB) é o autor do projeto que denomina equipamento público de Praça Jecy Reis da Silva. E é de iniciativa do vereador Marquinho Dentista (Republicanos), a proposta que visa a criação do aplicativo “Conecta Elas – Caxias”, destinado a receber denúncias de violência contra a mulher no município.
Manifestações na tribuna
Os vereadores de Duque de Caxias comentaram diversos assuntos na tribuna durante a sessão plenária de 12/08. Juliana do Táxi ressaltou a ida com o secretário de Segurança, coronel Vinícius, e o vereador Alex Freitas (Republicanos) à Avenida Marechal Bento Manoel para verificar a situação do trânsito.
Juliana disse que o problema afeta diariamente a vida dos moradores.
O vereador Alex Freitas (Republicanos) enalteceu o trabalho de Juliana.
O anúncio das obras para mais uma escola bilíngue para atender as comunidades do Parque Vila Nova e Vila Ideal e a inauguração da Clínica da Família, no sábado (9), foram citadas pelo vereador Chiquinho Caipira (SD), que elogiou a postura do prefeito Netinho Reis com a população.
Por sua vez, o vereador Junior Reis (MDB) falou sobre sua atuação parlamentar há 29 anos na Casa.
Junior Reis citou ainda o empenho de todos os vereadores com o município, das ações importantes na saúde e na educação ocorridas nos últimos anos e nos mais diversos setores que culminaram no rápido desenvolvimento de Duque de Caxias.
Educação
A vereadora Andreia Zito (PV) apontou problemas na Escola Municipal Olga Teixeira, no Parque Lafaiete.
Serginho (MDB) também tem fiscalizado as unidades escolares do município e citou problemas de infraestrutura e mobiliário na Escola Wilson de Oliveira Simões, antigo Liceu, no bairro Copacabana, e a falta de professores nas escolas bilíngues Ziraldo Alves Pinto, no Parque Paulista, e Ulysses Guimarães, no bairro Santa Lúcia.
O vereador Serginho destacou a necessidade do concurso público urgente, mas disse ser contra a contratação CLT para a categoria. O vereador Alex Freitas disse que as reformas estão sendo feitas, desde janeiro, em várias escolas e, quanto à E.M. Olga Teixeira, ele explicou que os casos de hepatites foram detectados pela Secretaria de Educação.
Alex Freitas ressaltou que as unidades escolares estão quase todas climatizadas, e sobre o concurso público, adiantou que o governo municipal está em busca da solução para resolver a situação o mais rápido possível.
Líder de governo, o vereador Eduardo Moreira (MDB) reiterou a fala de Alex Freitas enumerando todas as escolas do município que foram construídas e/ou reformadas e enaltecendo os vereadores pelas cobranças e sugestões ao Executivo.
Dia Mundial da Juventude
O Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12/08, foi lembrado pelo vereador Anderson Lopes (MDB). A data foi criada para a conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro no planeta.
Como representante do Poder Legislativo, Anderson Lopes reiterou o seu dever de criar oportunidades para que os jovens tenham acesso à educação de qualidade, esporte, cultura, capacitação profissional e, principalmente, a um ambiente onde possam desenvolver todo o seu potencial com segurança e dignidade.
Câncer de mama
O presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD) usou a tribuna para falar sobre o câncer de mama.
Thomaz reforçou a importância do diagnóstico precoce e do atendimento especializado. “Precisamos oferecer exames preventivos com rapidez, acompanhamentos médicos humanizados e acesso imediato ao tratamento. A prevenção salva vidas, mas o tratamento, no momento certo, também é decisivo”.
Como presidente da Câmara, ele disse se colocar à disposição para trabalhar junto com o Executivo, com a Secretaria de Saúde e com a sociedade civil para que possa ser viabilizada uma estrutura digna.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.