Hospital de Saracuruna realiza captação de órgãos e salva vidasDivulgação
Hospital de Saracuruna realiza captação de órgãos e salva vidas
Só em 2025, a unidade de saúde já contabiliza mais de 60 órgãos e 30 córneas captadas para doação
Duque de Caxias - O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, realizou mais uma importante captação de órgãos para doação. O coração e os rins de uma mulher de 38 anos, que teve morte encefálica confirmada, foram retirados e já encaminhados para transplante, possibilitando que outras três pessoas tenham a chance de sobreviver.
A captação aconteceu dentro do Centro Cirúrgico da unidade e contou com o trabalho integrado da equipe de anestesia, enfermagem e instrumentação. Só em 2025, o HMAPN já contabiliza mais de 60 órgãos e 30 córneas captadas para doação, consolidando-se como referência nacional nesta área.
Todo o processo foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HMAPN, considerada uma das mais qualificadas do país. A equipe garantiu suporte, acolhimento e orientação à família da paciente até a decisão pela doação.
De acordo com o coordenador de Enfermagem da CIHDOTT, Gilberto Malvar, a taxa de autorização familiar no hospital gira em torno de 70%.
“Somos um braço da RJ Transplante, que é a central estadual responsável pela logística de toda captação de órgãos. Nosso papel é acolher as famílias, esclarecer dúvidas e auxiliar nesse momento tão delicado, transformando a dor em esperança para outras vidas”, destacou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.