Museu Vivo do São Bento, em Caxias, bate recordes em setembroDivulgação
Além da diretora, fazem parte da equipe do museu os coordenadores Luiz Henrique Fernandes e Jociléa Ana; a historiadora Deise Guilhermina; o jornalista Rafael Nascimento; as estudantes Marcela Milão (Arqueologia) e Endy Soares (Pedagogia); e as auxiliares de serviços gerais, Cristina Severina, Daiana Silva, Débora Cristina.
A Escola Municipal Paulo Roberto de Moraes Loureiro foi uma grande parceira e esteve presente em diversas datas. Entre os dias 4 e 18, a instituição fez cinco visitas à Sede Administrativa do MVSB com alunos do 3º ao 7º anos. Os visitantes foram guiados pela estudante de Arqueologia, Marcela Milão, que preparou atividades lúdicas sobre a história da população sambaquieira, além de trazer os conceitos de patrimônio, memória e ancestralidade.
No dia 30/09, a escola ainda promoveu uma atividade cultural com os alunos, na sede do museu, em conscientização ao Setembro Amarelo. Os estudantes realizaram apresentações musicais ligadas ao tema, receberam mensagens de apoio e fecharam a ação com um ato simbólico em busca da paz e pela saúde mental.
Outra escola parceira do mês foi o Instituto Loide Martha, que trouxe seus alunos para duas atividades de percurso em pontos importantes do bairro de São Bento, nos dias 23 e 25. E especificamente no Sambaqui, houve uma visita guiada pelo professor doutor em História e pesquisador das Ancestralidades da Baixada, Nielson Bezerra, no dia 20, além da participação do MVSB na 19º Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no dia 30.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.