Vereadores de Caxias falam sobre os desafios no combate ao racismoArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Vice-presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, Michel Reis ressaltou que o verdadeiro significado data é a luta pela igualdade.
Para o vereador, o Dia da Consciência Negra convoca a todos a olhar para o presente e lutar por um futuro igualitário.
O vereador Moises Neguinho (PP) complementou a fala de Michel Reis.
Em seguida, o vereador Catiti salientou a presidência de Claudio Thomaz (PRD) que possibilitou oportunidades a todos dentro da Casa Legislativa. Catiti reiterou o convite para a primeira Corrida da Consciência Negra, fruto de sua iniciativa, e da Feira Preta que vão acontecer nesta quinta-feira (20), a partir das 7h, na Praça do Pacificador, no Centro da cidade. Ele parabenizou o apoio da prefeitura e citou a busca de oportunidades dentro do município.
Muito emocionado, Catiti falou sobre os preconceitos que a população negra ainda sofre. Ele alertou para a necessidade de política públicas que garantam a igualdade dos direitos na saúde, educação e demais setores que ainda persistem em excluir o negro. Ao final do seu discurso, não contendo as lágrimas, Catiti foi aplaudido de pé pelos demais vereadores e os cidadãos presentes nas galerias.
Educação
A transferência de alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida foi abordada na tribuna pelos vereadores Serginho (MDB) e Alex Freitas (Republicanos). Serginho comentou que os pais e os responsáveis estão preocupados após serem informados pelas Secretarias Municipais de Educação e a de Obras que a escola será transformada em creche.
“A convite da direção, dos professores e dos pais, estive na escola e verifiquei toda a estrutura. Dificilmente, encontramos uma escola como aquela, tão bem preparada, organizada e limpa”, enfatizou o vereador, ressaltando os 70 anos do prédio que, atualmente, abriga 210 alunos.
Na ocasião, o vereador Alex Freitas (Republicanos), presidente da Comissão de Educação, também fez um esclarecimento importante de que lugar de criança é na escola, e o líder de governo, vereador Eduardo Moreira (MDB), também se colocou à disposição dos pais.
O vereador Alex Freitas deu prosseguimento ao assunto, explicando alguns pontos.
Outro ponto de sua fala foi sobre as reuniões agendadas com os pais e responsáveis nesta quarta-feira.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.