Vereadores de Caxias aprovam a Lei Orçamentária com emendas para 2026 Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
A estimativa de receitas e despesas da Prefeitura de Duque de Caxias para o exercício do próximo ano, de acordo com a LOA, é de aproximadamente R$ 5,7 bilhões. A lei tem como base é a arrecadação de impostos, recebimento de transferências, taxas sobre a prestação de serviços e destinação de recursos estaduais e federais.
Também foi aprovado à unanimidade o projeto de lei do Plano Plurianual para o período de 2026/2029. O PPA é um plano estratégico de médio prazo que estabelece as diretrizes, metas e objetivos da administração pública para quatro anos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Tarifa Zero
A implantação de mais uma linha do Programa Ônibus Tarifa Zero para atender o bairro Chacrinha e região foi abordada em plenário.
O vereador Moisés Neguinho (PP) comemorou a conquista. Reiterando os benefícios do Tarifa Zero, a vereadora Delza de Oliveira (MDB), alertou que o município não pode mais se submeter a uma empresa que não tem responsabilidade com a população.
O vereador Beto Gabriel (SD) foi incisivo: “a política não é no singular, ela é no plural. Temos que ter união e colocar em prática o verdadeiro significado da palavra ‘política’, que é transformar a vida das pessoas”.
Infraestrutura
Os avanços no município foram celebrados pelos vereadores, em seus discursos na tribuna.
O vereador Anderson Lopes (MDB) complementou a fala de Marquinho Oi.
Líder de governo, o vereador Eduardo Moreira (MDB) comentou a agenda do Executivo para os próximos dias e ressaltou o festival que vai acontecer na Arena da Baixada no último final de semana de dezembro.
Eduardo Moreira reiterou que o evento não terá recursos públicos, sendo realizado integralmente com investimentos da iniciativa privada.
Encerrando as participações na tribuna, o presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD) destacou os avanços na segurança, saúde, educação, obras e o papel da Câmara neste processo, além de deixar uma mensagem de final de ano.
“Hoje, encerramos mais um ciclo de trabalho nesta Casa Legislativa e não poderia deixar de expressar minha profunda gratidão a cada servidor e aos vereadores. Cada um de vocês são essenciais para que este plenário funcione com responsabilidade”.
A Câmara de Duque de Caxias entra em recesso parlamentar, onde apenas as suas sessões plenárias são suspensas.
“Encerramos hoje as sessões plenárias, mas não encerramos a nossa missão. Que o próximo ano seja com ainda mais união nesta Casa, responsabilidade e fé em Deus para continuarmos servindo a nossa cidade com honra e dignidade”, finalizou o presidente da Casa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.