Por felipe.martins

Rio - As famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que optarem por abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal vão poder fazer compras e pagar com cartão de débito em 1,3 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o país. Esses beneficiários do programa de distribuição de renda do governo federal passarão a contar com cartão de bandeira Elo. A troca do atual modo de recebimento é opcional e pode ser feita já a partir deste mês.

O governo estima que cerca de 400 mil famílias já vão ter o benefício depositado na poupança em março. Atualmente, 14 milhões de famílias no Brasil, sendo 834,1 mil no estado e 236,8 mil no Município do Rio.
A rede Elo é aceita em lojas como Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Eletro, supermercados Extra, Lojas Americanas, entre outras. A troca faz parte de parceria, conforme O DIA antecipou ontem, entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa para que o segurado possa abrir a poupança.

A beneficiária Mônica Ferreira Rodrigues pretende abrir logo a contaDivulgação

O segurado pode abrir a conta em qualquer lotérica ou correspondente Caixa Aqui, apresentando CPF e documento de identidade. Terá direito a dois extratos impressos e dois saques por mês, sem cobrança de tarifas. Um projeto piloto da ação foi feito em fevereiro com 2,6 mil famílias de Brasília e na cidade de Minador do Negrão (AL) que já mantinham Poupança Caixa Fácil.

O novo cartão é desbloqueado ao ser usado pela primeira vez após cadastro de senha na abertura da poupança. Os valores mantidos na conta por prazo superior a um mês terão remuneração de 0,5% ao mês, mais variação da TR.  A beneficiária Mônica Ferreira Rodrigues pretende abrir logo a sua conta. “Sempre tenho de sacar tudo. Com a poupança, não vou precisar ficar andando por aí com dinheiro no bolso. É perigoso”, afirma.

Você pode gostar