Por cadu.bruno

Rio - Você fez tudo certo antes de participar de uma entrevista de emprego: conversou com pessoas que atuam no mesmo ramo de negócio da empresa contratante, aprendeu as forças e fraquezas do mercado em que ela atua, sabe quem são seus concorrentes e seus principais produtos, levantou a história da companhia e seus resultados financeiros. 

Além disso, escolheu um vestuário adequado ao futuro cargo e saiu-se muito bem durante a conversa com o entrevistador. É uma grande oportunidade de emprego, mas o tempo passa e a empresa não dá retorno.

Esta situação é bem comum e para não por tudo a perder é bom saber qual o comportamento adequado ter logo após a entrevista de seleção. Veja mais algumas dicas a seguir.

Pergunta e resposta

“Recentemente participei de processo seletivo em empresa e o entrevistador finalizou a conversa com elogios, afirmando que eu era forte candidata à vaga, embora ainda fosse me ligar para confirmar. Já se passaram três semanas e até agora nada. Devo ligar para saber se fui aprovada?” Kátia, Catete

Olá Kátia! Muita gente tem a mesma dúvida quando a empresa demora a informar o resultado do processo seletivo. Mas, se não foi estipulado o prazo de retorno e o candidato não recebe nenhuma comunicação, o indicado é que ele demonstre interesse e faça o primeiro contato uma semana após ser entrevistado, para perguntar o tempo de resposta previsto.

O entrevistador tem o papel de informar quando será dado o retorno, mas caso isso não aconteça, a dica para entrevistas futuras é que o entrevistado pergunte ao final: “qual o tempo de resposta previsto ?” O selecionador vai indicar o prazo — dois dias, duas semanas ou até mais — e o candidato precisa conter a ansiedade e aguardar.

Mas o que fazer quando a empresa não informa o resultado no prazo combinado? O candidato pode ter postura profissional e ligar para perguntar se houve prorrogação do prazo de retorno da seleção que participou, informando o tempo que foi orientado a esperar.

Uma entrevista de emprego é uma conversa formal, mas em via de mão dupla. Portanto, na hora da finalização uma boa dica é aproveitar para tirar as dúvidas que restaram, reforçar a impressão positiva com relação à vaga, agradecer ao entrevistador a oportunidade e despedir-se com cortesia, demonstrando muita tranquilidade e segurança.

É bom lembrar que a conversa não precisa acabar na despedida. A boa imagem do entrevistado também pode ser reforçada se, no dia seguinte, ele mandar um breve e-mail agradecendo a oportunidade de participar e de aprender com o processo seletivo.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec. Amanhã, Sucesso nas Finanças.

Você pode gostar