Por thiago.antunes

Rio - Faltando três meses para as festas de fim de ano, empresários já começam a se preparar na esperança de aumentar vendas e recuperar perdas. Quem atua no setor de bares, padarias e restaurantes na Região do Médio Paraíba terá excelente oportunidade com cursos de capacitação.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte — aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado e programas de capacitação.

Pergunta e resposta

“Tenho uma padaria em Penedo e soube que o Sebrae/RJ oferecerá cursos para o setor. Gostaria de ter mais informações”. Paulo Xavier, Penedo

Prezado, Paulo. A partir da próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, o Sebrae/RJ iniciará uma série de capacitações tecnológicas para o setor de gastronomia, direcionadas para bares, padarias e restaurantes nos municípios de Volta Redonda, Penedo, Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende.

São 11 cursos divididos em cinco temas: Técnicas e métodos de produção básicos; Técnicas e métodos de sobremesa; Técnicas em panetones e pães natalinos; Técnicas e métodos de produção avançados; e Técnicas de confeitaria. Uma ótima oportunidade para se preparar para um possível aumento de demanda no fim do ano, que é quando a procura por produtos de panificação aumenta.

A ideia é que os empresários possam capacitar suas equipes para ampliar a capacidade produtiva, reduzir custos e tempo de operação de cozinha, evitar perda de insumos, promover inovações no cardápio e aperfeiçoar os processos de trabalho de modo a aumentar a lucratividade desses negócios e atrair mais clientes.

Selecione os funcionários que devem ser treinados e converse com eles sobre a importância de participar, para aprimorar conhecimentos e aprender novidades do setor.

Em Penedo, as capacitações começam no dia 20 de setembro e prosseguem até dia 22 de novembro, em quatro encontros na Pousada Villa Luna - Av. das Mangueiras 1457, Penedo - Itatiaia

Programação

Curso: Técnicas e métodos de produção avançados
20/9 - Entradinhas Charmosas e sanduíches, burgers e molhos
25/10 - Técnicas de empanamentos e canapés chiques
8/11 - Mini degustações - terrines e patês
22/11 - Massa chox e Vegetarianos.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3347-5845 / (24) 3347-3481 ou por e-mail contatovoltaredonda@sebraerj.com.br

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ

Você pode gostar