Por luana.benedito
Rio - Com a perda de 416.959 vagas, a construção civil foi o segmento com o segundo maior número de cortes no ano passado. Em contrapartida, o cenário foi positivo no campo social. A área contou com um investimento de mais de R$ 15 milhões no setor no estado do Rio, feito pelo Serviço Social da Construção Civil do (Seconci). As ações beneficiaram cerca de 1,3 mil empresas do setor. O valor foi convertido em benefícios aos mais de 52 mil trabalhadores da construção civil, com benefícios nas áreas de saúde, segurança e educação. 

Graças ao investimento, foram fornecidos quase 73 mil medicamentos, aplicadas 16 mil vacinas e feitas mais de 36 mil consultas médicas em especialidades como cardiologia, oftalmologia, ortopedia, urologia, pneumologia. O investimento também resultou em 50 mil exames complementares e mais de 30 mil consultas odontológicas.

Cursos de formação
Publicidade
No estado do Rio de Janeiro, o Seconci também fez ações que beneficiaram o mercado de trabalho do setor em 2016. Projetos especializados em capacitação gratuita voltada para o mercado de trabalho qualificaram 33.508 trabalhadores no Estado, o equivalente a uma média de quase 92 participantes por dia. Os profissionais rece beram certificados e ainda foram inseridos no banco de dados para possível inserção no emprego.