Por nadedja.calado

Brasília - O número de veículos exportados pelo Brasil no primeiro trimestre foi o maior da história e, se continuar surpreendendo positivamente, pode forçar a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) a revisar a previsão de exportação para o ano, disse nesta quinta-feira o presidente da associação, Antonio Megale.

Um dos pontos de atenção da indústria automobilística brasileira é o mercado argentino, que é o principal cliente do Brasil e, na previsão da Anfavea, terá uma demanda recorde por veículos em 2017. Segundo Megale, a projeção da associação é de que as vendas na Argentina somem algo entre 850 mil e 900 mil unidades.

A previsão da Associação para a exportação brasileira de veículos é de crescimento de 7,2%. O resultado observado no primeiro trimestre, no entanto, mostra avanço quase dez vezes maior, de 69,7%. "Se não temos mercado interno, temos de produzir para o mercado externo", afirmou Megale. Ainda assim disse que, se a demanda no Brasil voltar a crescer, o esforço de exportação "será mantido".

Sobre o número de trabalhadores na indústria automobilística, que ainda cai apesar do avanço na produção, Megale ressaltou que o ritmo de queda está menor, o que indica "estabilização" do nível de emprego.

Você pode gostar