Por MARTHA IMENES

Rio - Depois de migrar diversos serviços para o meio digital, com o lançamento de um portal no início do ano, o foco do INSS agora é informatizar por completo as agências. A partir desse mês, algumas unidades do Rio vão receber, em forma de testes, a chamada prova de conceito, que mudará até a organização interna dos postos. Em vez do segurado passar pelo atendimento em diversos setores, com retirada de senha e fila de espera, nessa nova configuração, ele terá, primeiramente, os documentos digitalizados e aguardará a análise do processo em casa. 

A partir desse mês%2C unidades do Rio vão receber%2C em forma de testes%2C a chamada prova de conceito%2C que mudará a organização interna das unidadesAntonio Cruz / Agência Brasil

Mas se o cidadão não quiser ir a uma unidade, ele já tem a oportunidade de solicitar qualquer serviço pela internet, no portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), inclusive o envio online de toda a documentação. De acordo com instituto, a migração digital para as agências é mais uma forma de adaptar os processos à informatização, o que garante agilidade ao segurado.

O INSS ainda não divulgou quais as agências do Rio que vão oferecer a prova de conceito. Desde janeiro, apenas postos de Mossoró, no Rio Grande do Norte, testam esse tipo de serviço.

Pelo Meu INSS, que pode ser acessado pelo computador ou celular, é possível acompanhar todas as informações do tempo de serviço, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. A entrada no pedido de aposentadoria também pode ser feita pela internet, sem necessidade de ir a uma agência.

No portal, o segurado tem como acessar o histórico de crédito, carta de concessão, declarações do benefício e de regularidade do contribuinte individual, além de consultar a revisão de benefício (Artigo 29), entre outros. No aplicativo do celular, em breve, o segurado vai receber notificações como pagamento de benefícios, exigência de documentos e se tem tempo para se aposentar.

Os brasileiros que moram fora do Brasil também podem acessar o Meu INSS pelo site ou celular, para visualizar, por exemplo, extrato de pagamentos. Para esses processos é necessário cadastro de senha. Caso o segurado não consiga criar um código, ele deve tentar novamente após 24 horas, uma vez que não é possível ligar no 135 fora do país.

Saiba como se cadastrar para acessar

Quem já tem cadastro no site do INSS só precisa informar login e senha para utilizar os serviços online no Meu INSS. Mas o segurado que ainda não possui essas informações de acesso, precisa cadastrar senha na plataforma de autenticação. Para fazer, é preciso dar o CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além do estado de nascimento.

Algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário. Depois de preencher as informações corretamente, o sistema emitirá uma mensagem com número de acesso. Com esse código, o usuário deve entrar em contato com a central de atendimento, no telefone 135, para validar a senha.

CONFIRA AS FERRAMENTAS

EXTRATO CNIS

O extrato CNIS nada mais é do que um demonstrativo do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para obtê-lo pela internet, basta acessar a primeira opção do menu ‘Extratos’. Logo após clicar no ícone de ‘Extrato CNIS’, aparecerá a seguinte mensagem: “Essa página precisa de autenticação”. O segurado deve, então, clicar no botão ‘fazer login’. Ao emitir o extrato CNIS, o cidadão tem acesso a um relatório completo com todos os vínculos com a Previdência Social.

HISTÓRICO DE CRÉDITO

O histórico de crédito também é um tipo de extrato do INSS. Ele permite que o segurado consulte os pagamentos de forma detalhada. Esse serviço também requer login.

CARTA DE CONCESSÃO

A carta de concessão também é um serviço muito utilizado pelos segurados do INSS. Esse documento serve para informar o cidadão o tipo de cálculo do seu benefício, bem como informações sobre o banco que cuida do pagamento.

REGULARIDADE

A declaração de regularidade do contribuinte individual é um documento que serve para comprovar se o contribuinte possui situação regular com os seus recolhimentos previdenciários.

BENEFÍCIO

A declaração de benefício (nada consta) permite ao cidadão verificar se há algum tipo de benefício atrelado ao seu CPF.

REQUERIMENTOS

Por meio do portal, o segurado pode fazer requerimento ou consultar o andamento de de pedido que já existe. Há uma série de serviços que podem ser requeridos pelo cidadão, como aposentadoria, certidão por tempo de contribuição, revisão de benefício e salário maternidade.

AGENDAMENTOS

Além de agendar uma visita à agência, também é possível marcar data de perícia médica ou pedir prorrogação em uma agência da Previdência. Depois de agendar, lembre-se de conferir, na página do próprio serviço, a documentação que deve ser levada no dia do atendimento.

ENCONTRE A AGÊNCIA

A busca por uma agência do INSS ficou mais fácil e pode ser feita pelo CEP, bairro, município ou até mesmo pela conexão à rede wifi do celular, que permite acesso ao localizador, onde o próprio site sugere a agência mais próxima.

Você pode gostar