Por thiago.antunes

Rio - As distribuidoras de energia elétrica de todo o país farão uma campanha publicitária para incentivar o consumo consciente de energia, diante do cenário de insuficiência de chuvas e baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas. A previsão é que os anúncios na televisão, rádio e internet sejam divulgados em novembro.

A campanha atende a uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e tem por objetivo conscientizar sobre a necessidade de evitar desperdício, passar informações sobre as bandeiras tarifárias, sistema que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétricas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a campanha será coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica(Abradee). A ação não acarretará custos adicionais para o consumidor. Os recursos virão do Programa de Eficiência Energética (PEE), que existe para financiar esse tipo de iniciativa.

A previsão de escassez de chuvas fez com que o governo divulgasse, no final de setembro, que a bandeira tarifária passaria para a cor vermelha patamar 2, em outubro. Esta é a tarifa mais cara prevista e implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

 

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