Rio - O auxílio das ferramentas tecnológicas no varejo está cada vez mais comum e isso beneficia lojistas e clientes. Através das novas tecnologias, o consumidor, além de aproveitar um serviço mais organizado e seguro, também pode conseguir poupar até 70%.
O aplicativo Oferta da Boa, por exemplo, foi criado pela startup Near2 e mostra promoções de lojas e shoppings. Além de garantir ao consumidor descontos de 10% a 70%, os vendedores conseguem aumentar suas vendas e ampliar o número de compradores.
Já o IrisSênior Rio oferece soluções tecnológicas, por meio de tele-assistência, que auxiliam na segurança de forma remota e personalizada. Inicialmente criado para auxiliar idosos em situação de perigo de saúde, também começou a ser utilizado por lojistas por conta de sua discrição. Seu funcionamento é através de um dispositivo de segurança, um botão de emergência chamado Sirep, que quando acionado abre um canal de áudio e começa a escutar tudo o que está acontecendo. Então, através de um plano de ação já definido, a central entra em contato com pessoas previamente selecionadas para fazer parte da segurança da loja, e eles decidem qual ação tomar, como chamar a polícia por exemplo. O serviço está custando atualmente R$ 170 por mês.
Outra tendência, é a utilização de sensores para detectar o comportamento dos clientes. A mesma startup do aplicativo de ofertas lançou recentemente o Strategy, uma plataforma digital de análise e monitoramento que capta as atividades dos clientes dentro ou fora da loja, criando dados comparativos, que são enviados diretamente para o celular do responsável da empresa.
Colaborou Júlia Carvalho, sob supervisão de Martha Imenes