Mais Lidas

INSS vai conceder pensão pela Internet

Segurado entrará com pedido de casa para receber o benefício por morte

Por MARTHA IMENES

Segurados do INSS podem ter direito a receber atrasados
Segurados do INSS podem ter direito a receber atrasados -

Rio - Depois da aposentadoria automática - que é concedida pela internet -, os segurados do INSS terão mais um serviço disponível pela rede de computadores: a concessão de pensão por morte. Hoje, já podem ser solicitadas pela internet no portal meu.inss.gov.br aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, além do salário-maternidade. O sistema, que começará como teste em maio, funcionará somente em algumas regiões do país. O Rio não está contemplado no projeto-piloto, informou uma fonte do INSS.

Além da concessão por morte, outros serviços serão testados via internet pelo instituto, como a mudança da agência de relacionamento, solicitação de pagamento não recebido de benefício, alteração da forma de recebimento do pagamento, cadastramento da procuração em caso de represente legal, entre outros.

Para pagar as pensões por morte sem a necessidade de certidão de óbito em papel, o INSS vai cruzar os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) com a base de dados do sistema de registro civil de todo o país. É o mesmo procedimento feito para o salário-maternidade.

Aposentadoria

O cruzamento de informações do CNIS com outras bases de dados do governo, como a guia do FGTS, a Relação de Informações Sociais (Rais) e o eSocial permitirá, partir do próximo semestre, a atualização de vínculos de empregos que não aparecem no cadastro.

O INSS informou que, no entanto, o segurado vai precisar guardar cópias digitalizadas das anotações na carteira de trabalho, de contracheques e termos de rescisão de contrato de trabalho, entre outros, que poderão ser exigidas pelo instituto.

Assim que os testes com todos os serviços oferecidos no portal forem concluídos, serão oferecidos a toda população, na Central de Serviços Meu INSS.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários