Lojas Americanas está com vagas temporárias abertas - DIVULGAÇÃO
Lojas Americanas está com vagas temporárias abertasDIVULGAÇÃO
Por MARTHA IMENES

Rio - Em tempos de desemprego - são 12,7 milhões de pessoas fora do mercado, segundo pesquisa do IBGE - é possível arrumar vaga temporária para a Páscoa e, assim, amenizar a situação do orçamento doméstico. Às vésperas da Semana Santa, o comércio é uma boa opção. O setor deve contratar 7 mil temporários em todo país, segundo pesquisa da Federação de Trabalhadores Temporários (Fenaserhtt). Somente para o Rio de Janeiro são mais de 600 vagas.

Mas é bom ficar atento em relação aos direitos dos temporários após as mudanças implementadas pela Reforma Trabalhista. De acordo com o advogado Ricardo Basile, do escritório Basile Advogados, independente da razão pela qual a empresa contrata um trabalhador temporário, há leis específicas que regem essa relação.

"Assim como qualquer outro tipo de empregado, o funcionário temporário deve receber 13º salário, férias e Fundo de Garantia proporcionais ao período trabalhado. Além disso, os descontos de INSS e Imposto de Renda são os mesmos de uma pessoa contratada pelo regime CLT", afirma Basile.

Direitos

O advogado explica ainda que o funcionário não pode ser contratado diretamente pela empresa, devendo ser por intermédio de uma prestadora de serviço de mão de obra.

Basile adverte que na carteira profissional, o trabalho temporário deve constar no item Anotações Gerais e não na parte de registros.

"O funcionário temporário tem quase todos os direitos de um empregado regular, exceto aviso prévio, seguro-desemprego e multa do FGTS", acrescenta. Isso porque a Lei 6.019/1974 garante que o temporário tenha direito remuneração igual à dos empregados da mesma categoria, bem como adicional noturno, repouso semanal e seguro para acidentes de trabalho.

Outras oportunidades que podem surgir nesse período são para trabalhadores intermitentes - que são chamados eventualmente - para cobrir folga ou licença por período curto de tempo, por exemplo. Ao contrário do temporário, o trabalhador intermitente tem menos garantias trabalhistas, como seguro-desemprego e, no caso de rescisão do contrato, receberá metade da multa do FGTS (demissão sem justa causa) e poderá movimentar até 80% do fundo.

Inscrições para a Lacta acabam hoje
Publicidade
Na Lacta, que encerra as inscrições hoje, todas as oportunidades são para o cargo de troca de brindes. Para participar, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo e habilidade como boa comunicação, entusiasmo e energia.
Além destes requisitos, a empresa informou que ter experiência na área de promoção de produtos é um diferencial durante o processo seletivo.
Publicidade
Os interessados devem, primeiramente, fazer a inscrição pelo site da GDA www.agenciagda.com/, depois clicar na aba "Cadastro" e cadastrar o currículo.
Após o cadastro ter sido concluído, os candidatos devem comparecer à Rua Hipólito da Costa 201, no bairro de Vila Isabel, das 9h às 17h de hoje, quando se encerram as inscrições. Os salários e benefícios não foram informados.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários