arte alex - ARTE: KIKO
arte alexARTE: KIKO
Por O Dia

Boa pergunta: "Alex, como ficar rico trabalhando honestamente?". Minha Resposta: Não sei o que o leitor entende por ficar "rico". Mas sei o que eu entendo por trabalhar "honestamente". Antes de tudo, é preciso deixar claro: meu interesse concreto ou material aqui nesta coluna é que a pessoa faça as pazes com o dinheiro e evite dívidas inaceitáveis, impagáveis, imprestáveis, sempre buscando o equilíbrio financeiro entre a vida que se pode sonhar e a vida que se pode pagar.

Sobre ficar rico, basta perguntar a alguns dos políticos mais populares "deztepaiz" ou simplesmente acompanhar os noticiários que desvendam suas safadezas, falcatruas e "amizades" no exercício do cargo seja de mero vereador, seja de importante presidente da República. Sobre trabalhar honestamente, isso não é impeditivo algum para, inclusive, ficar rico. Só o trabalho dignifica o dinheiro, mesmo sendo muito trabalho e pouco dinheiro.

Fato é que ser honesto é a melhor forma de ser rico. O sujeito pode não ser rico, mas pode ter uma compreensão milionária do que é ser honesto, a partir da ideia de que ser feliz é não se envergonhar do passado, se orgulhar do presente e almejar mais futuro tamanha a satisfação de viver sem dívida... de caráter, de honra ou de ética.

Não importa que a sua vida seja mais modesta ou mais barata do que a dessa ou daquela pessoa. O que importa é que sua vida seja do tamanho dos seus sonhos, desejos e projetos e que tudo isso possa ser pago com o seu próprio dinheiro, não com o dinheiro dos outros. O sucesso da sua vida deve ser medido com os olhos do seu espírito, e não com os olhos dos outros. Até porque, entre os outros, existem os que só querem enxergar o seu fracasso, mesmo que você só tenha sucesso (e saúde) a oferecer.

Você já é uma pessoa rica ou bemsucedida quando sua maior ambição na vida é ser generoso com todo mundo e gentil com qualquer um. Nada pode ser mais honesto do que isso.

7 LIÇÕES PARA O BOLSO E A VIDA
Publicidade
1 Dinheiro não substitui amor, afeto, carinho, compaixão ou generosidade.
2 Não há riqueza maior no mundo do que educação, gratidão, gentileza e civilidade.
Publicidade
3 Ter fé, confiar e perdoar são os bens mais difíceis de se doar, mas não deixe de tentar porque, no fim, o espírito sairá lucrando.
4 Obrigado, desculpe, por favor, com licença... são boas moedas de troca para qualquer ocasião, mesmo diante da grossura ou da truculência.
Publicidade
5 Rir sozinho e chorar em público têm mais valor do que ser um milionário solitário ou alguém cercado por uma multidão de falsos amigos.
6 A gente pode fazer tudo, ter tudo, ser tudo... ainda que comece do nada!
Publicidade
7 Ser feliz é mais barato do que se imagina!
Publicidade
Quanto custa? Quanto juntar?
Foco na profissão, meta no patrimônio a ser conquistado, atenção a prioridades a serem perseguidas, tudo isso vai exigir planejamento e organização. As expectativas precisam ter começo, meio e fim, precisam determinar quantias, precisam fixar prazos. Por exemplo: "Quanto custa o apartamento que eu quero?", "Quanto terei que juntar, somar, totalizar e quando ou como vou poder pagar por ele?". Um projeto de 40 mil reais pode ser realizado em um ano ou mais, e um projeto de 400 mil reais pode ser realizado em oito anos ou menos.
Publicidade
 
Fases ou etapas têm que funcionar
Publicidade
Tudo vai depender do salário (causa e efeito da profissão ou da carreira) e de outros fatores comportamentais, como disposição ou não para poupar 30 por cento da renda mensal, poupar metade das rendas adicionais (féria, abonos) e poupar todas as rendas excepcionais (trabalhos premiados, participações nos lucros), se houver. Cabe alertar que o planejamento não deve ter vida própria no sentido de não se tornar sem sentido. Fases ou etapas da organização têm que funcionar, têm que ser honradas, sob pena de não se chegar a lugar algum, de não se alcançar nada e de não se enganar ninguém, exceto a si mesmo ou a si mesma.
 
Você pode gostar
Comentários