Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve sua previsão alterada pelo Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta terça-feira (3) pelo Banco Central - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve sua previsão alterada pelo Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta terça-feira (3) pelo Banco CentralTânia Rêgo/Agência Brasil
Por Agência Brasil

Brasília - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, foi de 0,09% em março. A taxa é menor que as observadas em fevereiro (0,32%) e em março de 2017 (0,25%). Esse é o menor percentual para meses de março desde a implantação do Plano Real, em 1994.

O IPCA acumula inflação de 0,70% no ano e de 2,68% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com queda de preços de 15,42%, as passagens aéreas foram o item que teve maior impacto no recuo da taxa de inflação de em março deste ano. De acordo com o IBGE, a queda de preços para março era esperada, já que os meses de janeiro e fevereiro são de férias escolares e março é mês de volta às aulas, quando a demanda por passagens se reduz. 

Com a queda das passagens e o recuo de 0,19% do preço da gasolina, o grupo transportes teve deflação (queda de preços) de 0,25%. O grupo comunicação também ajudou a diminuição da inflação e teve queda de 0,33%.

Os gastos com saúde e cuidados pessoais evitaram uma queda maior do IPCA, já que esse o grupo de despesas registrou inflação de 0,48% no mês.

Outros grupos com inflação foram habitação (0,19%), vestuário (0,33%), alimentação e bebidas (0,07%), educação (0,28%), despesas pessoais (0,05%) e artigos de residência (0,08%).

Você pode gostar