Rio - Os cariocas recebem a conta de luz de maneira diferente. Desde o começo de julho, a leitura do medidor e a emissão da fatura da Light acontecem ao mesmo momento. Segundo a empresa, 930 mil dos 4 milhões de clientes já foram contemplados na capital e Região Metropolitana.
O funcionário vai à casa do cliente, anota o consumo no medidor em um smartphone e, em menos de 15 segundos, imprime e entrega a fatura. Se o cliente não estiver em casa, é deixada na caixa de correio.
Em julho, a empresa, que atende 32 cidades do estado, começou a operar na Barra, Madureira, Jacarepaguá e Penha, e Itaguaí. A previsão é que até o fim do ano todos os clientes com medidores convencionais recebam a conta desta forma.
Em agosto, será a vez de Centro, Copacabana, N.Iguaçu, Belford Roxo, Méier e Ilha. Em setembro, será a vez de Campo Grande, Santa Cruz, Queimados e Caxias. Em outubro, Bangu, Piraí, Valença, Três Rios, Miguel Pereira, Volta Redonda, Barra Mansa e São João de Meriti.
Clientes devem ficar atentos à transição. A Light informou que algumas residências podem receber contas em intervalo menor, mas não duplicadas: "A fatura paga no início do mês é referente ao período anterior e a nova conta será relativa ao atual".
*Estagiária sob supervisão de Max Leone