Nesta segunda-feira, foi o dia de renegociar dívidas com empresas de telefonia (Oi, Vivo, Claro, Tim e Embratel) - Reprodução Procon Carioca
Nesta segunda-feira, foi o dia de renegociar dívidas com empresas de telefonia (Oi, Vivo, Claro, Tim e Embratel)Reprodução Procon Carioca
Por Larissa Esposito*

Rio - Já pensou conseguir diminuir em até 90% o valor de uma dívida? Pois é possível renegociar para tentar reduzir os débitos com diversos segmentos (telefonia, luz, bancos, entre outros) em eventos do Procon Carioca e da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Vereadores do Rio. A Caixa Econômica Federal mantém a oportunidade de negociação permanente com a Campanha Você no Azul, que resulta em descontos de até 90% no pagamento à vista. Na palma da mão, o cliente tem a opção do aplicativo Serasa Limpa Nome Online.

As oportunidades vieram em boa hora. No estado, 60,1% das famílias estavam endividadas em junho, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em 2018, no mesmo período, eram 58,8%.

Câmara dos Vereadores

A semana começa com a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara do Rio. O atendimento será das 10h às 16h, na Praça Floriano 51, 27º andar, na Cinelândia. Os descontos variam conforme o caso do cliente e da empresa. Hoje, os clientes poderão negociar com a Light. Amanhã, será a vez de clientes da Claro/Net. Na quinta-feira, a negociação é com a operadora Oi. É preciso levar identidade e comprovantes relativos à negociação.

Denúncias podem ser feitas pelo Facebook, no site www.camara.rj.gov.br ou por meio do 0800 285 2121.

Procon Carioca

Equipe do Procon Carioca estará em Inhaúma, na Praça 24 de Outubro. A outra, na Praça Seca, na Praça Barão de Mesquita, 792, em frente à rua A. Os atendimentos vão de hoje até quinta-feira, das 10 às 16h. Em média, o consumidor pode abater 25% das dívidas.

É necessário levar identidade, CPF, comprovantes de residência e da compra do produto ou do serviço. O Procon Carioca funciona como uma ponte entre o cliente e as empresas. A resposta da negociação é direcionada ao consumidor em 30 dias.

Quem preferir, pode entrar em contato pelas redes sociais, pelo site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou telefone 1746.

Caixa Econômica Federal

Com a Campanha Você no Azul, a Caixa pode aumentar o prazo das dívidas, unificar os débitos e até mesmo dar uma pausa no pagamento das prestações. Os descontos chegam a 90% para pagamentos à vista.

No caso de renegociação à vista, os clientes precisam apresentar somente a identidade. Para parcelar o débito, também é necessário apresentar comprovantes de renda e residência. A campanha vai até o dia 22 de agosto.

Clientes devem procurar agências, entrar no www.caixa.gov.br/vocenoazul, redes sociais ou 0800 726 8068. O consumidor também poderá aproveitar para registrar queixas e esclarecer dúvidas.

Serasa Lima Nome

É possível negociar as dívidas sem sair de casa e com alguns cliques na palma da mão. Por meio do aplicativo Serasa Limpa Nome Online (www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online), o consumidor que tem contas atrasadas e dívidas negativadas consegue resolver pendências e o débito. São 24 empresas que participam como parceiras. Há casos em que a negociação resulta em até 90% de desconto, com parcelas e condições especiais, conforme as regras de cada credor.

BB e PAN com as piores ouvidorias

O Banco Central divulgou ontem o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", referente ao primeiro trimestre de 2019. Segundo a lista, o banco Pan e o Banco do Brasil obtiveram os piores desempenho. O Pan registrou índice de 2,64. O BB foi de 3,05.
Publicidade
A escala varia de zero a cinco. Quanto menor o indicador, pior o canal de atendimento. Na análise, são considerados número de reclamações dos clientes, prazo e qualidade de resposta das instituições.
Procurado pelo O DIA, o BB informou que "adota constantemente ações de aprimoramento para que o atendimento de qualidade repercuta na satisfação dos nossos clientes e, consequentemente, melhore nossa  posição no ranking de Qualidade de Ouvidorias".
Já o banco Pan divulgou que "investe constantemente na melhoria e modernização de processos internos, de produtos e na qualidade do atendimento ao cliente".

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar
Comentários