O cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, segundo a pesquisa - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, segundo a pesquisaMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por O Dia
O saldo total da carteira de crédito deve apresentar crescimento de 1,8% em novembro em relação ao mês anterior, de acordo com a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Caso a estimativa se confirme nesta quarta-feira, quando o Banco Central divulgar a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, o crescimento em 12 meses passará de 14,5% para 15,2%, o maior ritmo de expansão desde setembro de 2013 (+15,7%).
As estimativas são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam, dependendo da linha, de 39% a 90% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional, além de outras variáveis macroeconômicas que impactam o mercado de crédito.
Publicidade
"Os resultados mostram, mais uma vez, uma forte expansão do crédito, agora liderada pela carteira com recursos livres, que vem reagindo à melhora da atividade. O destaque deve ser o ganho de tração da carteira pessoa física, impulsionada pelo aumento do consumo das famílias, especialmente das linhas cíclicas, como o cartão de crédito e a aquisição de veículos. Nosso levantamento revela que a carteira com recursos livres deve mostrar alta de 2,2% no mês e de 16,5% em doze meses, um ritmo de expansão que continua na casa dos dois dígitos e é bem expressivo", afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. 
A carteira pessoa jurídica livre, por sua vez, deve crescer 1,7% no mês, mantendo a expansão anual acima dos 20% pelo nono mês consecutivo, em 24,1% em novembro.

A pesquisa também aponta que, ainda que mais contida, a carteira com recursos direcionados também deve avançar, 1,2% no mês, acelerando em 1,0 ponto percentual o ritmo de expansão em doze meses, de 12,3% para 13,3%. A carteira de pessoas físicas deve seguir apresentando um crescimento consistente, de 1,2% no mês, e de 10,9% na comparação anual, impulsionada pela expansão dos financiamentos imobiliários, que crescem de maneira expressiva no atual contexto de baixas taxas de juros.

A carteira pessoa jurídica direcionada, por sua vez, deve seguir em expansão, estimada em alta de 1,2% no mês, ainda favorecida pelos programas públicos de crédito, acelerando para 17,1% sua expansão em 12 meses, maior patamar desde outubro de 2014 (+17,2%).
Publicidade
 
 
Publicidade