Por meio da revisão da aposentadoria, beneficiários podem aumentar o valor do salário
Por meio da revisão da aposentadoria, beneficiários podem aumentar o valor do salárioMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por iG - Economia
Por conta da pandemia, cresceu rapidamente a implementação de meios digitais para a realização de serviços públicos, com isso, aumenta também o número de golpes online. Um desses casos é o da prova de vida, fornecida Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que alerta para possíveis fraudes
Segundo o INSS, aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras. Alguns golpistas alegam que estão realizando a prova de vida anual por meio do aplicativo. 
Publicidade
Funciona assim, o criminoso liga para a vítima, informa alguns dados pessoais, e pede para o cadastro ser finalizado pelo WhatsApp. Depois ele pede para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, realizar a prova de vida.

Fique atento

O INSS informa que não faz contato por telefone e nem por WhatsApp para procedimentos deste tipo. Além disso, a prova de vida está suspensa até maio devido à pandemia. 

A prova de vida presencial, realizada na agência bancária em que o segurado recebe o benefício, não está proibida. Devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, porém, bancos funcionam com horários restritos e a orientação é para que a população só saia de casa quando necessário. 

Como o INSS entra em contato com você

Publicidade
O INSS pode entrar em contato com o cidadão em situações específicas, como, por exemplo, informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e para isso não pede informações pessoais ou senhas.
O segurado pode receber um email, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento:
  • Meu INSS, aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br
  • Central de atendimento 135
  • SMS identificado como 280-41
Publicidade
No caso do aposentado ou pensionista entrar em contato com o INSS, o atendente ou o sistema eletrônico solicita informações como CPF e nome da mãe apenas para confirmação da identidade.
O Instituto está implementando uma nova maneira de realização da fé de vida, completamente on-line, pelo aplicativo “meu gov.br”, disponível nas lojas oficiais de aplicativos para sistemas Android e IOS.

Como se proteger

Publicidade
Para receber informações oficiais do próprio Instituto, é necessário que o segurado mantenha atualizado o seu cadastro no INSS. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio de ligação para o telefone 135.

Retomada da prova de vida

O INSS informou que retomará em maio a confirmação com os segurados, porém, o agravamento da pandemia ainda poderá mudar essa decisão.
Publicidade
O calendário da prova de vida será escalonado para evitar aglomerações, e seguirá o vencimento de acordo com o vencimento do ano passado. Veja o calendário abaixo:

Mês em que a prova de vida venceu / Novo prazo para a prova de vida

  • Vencimento: mar e abr/2020- novo prazo: mai/21
  • Vencimento: mai e jun/2020- novo prazo: jun/21
  • Vencimento: jul e ago/2020- novo prazo: jul/21
  • Vencimento: set e out/2020- novo prazo: ago/21
  • Vencimento: nov e dez/2020- novo prazo: set/21
  • Vencimento: jan e fev/2021- novo prazo: out/21
  • Vencimento: mar e abr/2021- novo prazo: nov/21
Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
Publicidade