O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia, ficando indisponível somente entre 1 e 5 horas da manhã. Na página do órgão, há informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado para deduções.
O contribuinte deve estar atento ao prazo de entrega, pois a não apresentação da declaração estará sujeita a multa. Quanto antes for feito o envio da declaração, mais rápido o cidadão receberá a restituição, se for o caso.
Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote). As datas não mudaram, mesmo com o adiamento do prazo de entrega da declaração.
Novidades
O prazo para as empresas, os bancos e as demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou em 26 de fevereiro. O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, pensões e prestações de serviços, além de notas fiscais, para comprovar deduções.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.