Na operação, os Auditores Fiscais entrevistam funcionários, coletam documentos e demais evidências a fim de comprovar as suspeitas e, assim, invalidar os créditos de ICMS gerados por meio de operações simuladas responsabilizando os reais beneficiários
Na operação, os Auditores Fiscais entrevistam funcionários, coletam documentos e demais evidências a fim de comprovar as suspeitas e, assim, invalidar os créditos de ICMS gerados por meio de operações simuladas responsabilizando os reais beneficiáriosDivulgação
Por O Dia
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) deu início à Operação Maçarico XIX, uma nova ação para verificar indícios de simulação de operações nas empresas conhecidas como noteiras. A Receita Estadual vai vistoriar 35 estabelecimentos, localizados na cidade do Rio e nos municípios de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itatiaia, Japeri, Magé, Paracambi, Queimados, Resende, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim e Tanguá. Esses contribuintes emitiram mais de R$ 1,2 bilhão em notas fiscais nos últimos 12 meses.
“Os Auditores Fiscais da Receita Estadual vão comprovar a real existência das empresas e se elas simulam atividades para emitir notais fiscais e gerar créditos indevidos de ICMS. Se as suspeitas forem confirmadas esses contribuintes terão as suas inscrições estaduais impedidas preventivamente, enquanto instauramos o processo de cancelamento definitivo”, explica o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Almir Machado.
Publicidade
Na operação, os Auditores Fiscais entrevistam funcionários, coletam documentos e demais evidências a fim de comprovar as suspeitas e, assim, invalidar os créditos de ICMS gerados por meio de operações simuladas responsabilizando os reais beneficiários.
A Operação Maçarico XIX é parte do programa “Na Mira da Receita Estadual”, criado para fortalecer o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, contribuindo para o aumento da arrecadação de impostos sem alterar a carga tributária.