Segundo a pesquisa, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 180Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Por O Dia
Rio - Pela primeira vez desde o início da pandemia, o comércio carioca está otimista e espera crescimento nas vendas para o Dia dos Namorados, a terceira maior data comemorativa para o setor depois do Natal e do Dia das Mães. A estimativa é de um aumento de 3%, de acordo com o CDLRio e o SindilojasRio, que juntos representam 30 mil lojistas cariocas.
Roupas esportivas, agasalhos de frio, calçados (tênis), bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes, lingerie, smartphone, produtos de beleza e flores devem ser os produtos mais vendidos.
Publicidade
Segundo a pesquisa, os lojistas também estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 180 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, cheque parcelado, a prazo (crediário) e dinheiro.
Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio, disse que mesmo com essa expectativa de crescimento os lojistas acenderam a luz amarela por causa do baixo desempenho das vendas no Dia das Mães. Mesmo sendo a terceira data comemorativa mais importante para o comércio, o setor está preocupado com o atual momento da economia, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, o que tem colaborado para afastar ainda mais os consumidores das compras.
Publicidade
"Ainda assim, para estimular as vendas, os lojistas criaram uma série de ações, entre elas promoção, facilidades de pagamento e desconto no total das compras", afirma. Ele lembra também que, além da pandemia e da crise financeira do estado, o comércio continua a ser impactado pelo desemprego, pela escalada da violência e pelo aumento da desordem urbana que tomou conta da capital em níveis alarmantes.
Em relação as vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais as lojas da Zona Norte serão as que mais venderão, seguidas da Zona Sul, da Zona Oeste e do Centro.