O texto vai prever o pagamento de bônus para os servidores avaliarem concessões de aposentadorias, pensões, auxílios-doença e o próprio BPCMarcello Casal Jr / Agência Brasil

Por Maria Clara Matturo
Rio - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar a segunda parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas nesta quinta-feira. Segundo o instituto, no Rio, 2,6 milhões de beneficiários serão contemplados, enquanto no Brasil todo, 31 milhões de aposentados e pensionistas receberão o adiantamento. Os depósitos, antecipados por causa da crise da covid-19, vão começar no dia 24 de maio e ocorrerão até o dia 7 de julho. 

Quem tem direito ao 13º salário
Tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Não têm direito ao abono anual os que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como será feito o depósito
Publicidade
O depósito será feito entre os dias 24 de junho e 7 de julho para quem recebe um salário mínimo. A data do pagamento será de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Por exemplo, o segurado com o final do benefício de número 1, receberá em 24 de junho; com final 2, em 25 de junho; final 3, em 28 de junho, e assim por diante.
Para quem recebe renda mensal acima de um salário mínimo, receberá a primeira parcela do benefício entre 1º e 7 de julho.

Neste caso, quem tem o final do benefício entre 1 e 6, receberá no dia primeiro de julho; quem tem o final do benefício entre 2 e 7, em 2 de julho, e assim por diante.
Publicidade
Imposto de Renda
Nesta parcela de pagamento do 13° salário será realizado o desconto de Imposto de Renda. A tributação varia conforme idade e renda do segurado. Segurados de até 64 anos, que recebem mais de R$1.903,98, estão sujeitos ao pagamento do IR. Acima dos 65 anos, somente terão o descontos aqueles que recebem acima de R$ 3.807,96.
Publicidade
Para ter acesso ao contracheque, os beneficiários precisam acessar a sua conta no portal gov.br e clicar no item "Extrato de pagamento de benefício". 
Confira o calendário

Benefícios de até um salário mínimo

Final do benefício                           2ª parcela
1                                                24 de junho
2                                                25 de junho
3                                                28 de junho
4                                                29 de junho
5                                                30 de junho
6                                                 1º de julho
7                                                   2 de julho
8                                                   5 de julho
9                                                   6 de julho
10                                                 7 de julho

Benefícios acima de um salário

Final do benefício       2ª parcela

1 e 6                      1º de julho
2 e 7                        2 de julho
3 e 8                        5 de julho
4 e 9                        6 de julho
5 e 0                        7 de julho