As consultas podem ser feitas no site da Receita Federal ou no aplicativo para smartphone.Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por O Dia
A Receita Federal vai abrir nesta quarta-feira, 23, a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. As consultas podem ser feitas no site da Receita Federal ou no aplicativo para smartphone.

Este lote será destinado aos idosos acima de 60 anos, às pessoas que possuem alguma deficiência, pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério, indivíduos não prioritários que tenham entregado a declaração até o dia 21 de março e restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, serão contemplados 4.222.986 contribuintes.

A nova rodada de pagamentos está prevista para o dia 30 de junho. Já o primeiro lote foi pago no dia 31 de maio a 3,4 milhões de contribuintes, e totalizou um custo de R$ 6 bilhões, a maior quantia já paga até agora, segundo a Receita Federal.
Neste ano, as restituição também serão paga em cinco lotes, veja as datas:

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Publicidade
Como consultar?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), buscar a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição".
Publicidade
O pagamento da restituição será feitoo diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", depois "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".