O governo anunciou mais três meses do benefício na última semanaDivulgação

Rio - O governo federal antecipou o calendário de transferências e saques da quarta parcela do auxílio emergencial 2021, como já havia ocorrido nas três etapas anteriores. O novo calendário terá início neste sábado, com crédito para os nascidos em janeiro. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.
Antes, previsto para retirada do pagamento no dia 23 deste mês, os beneficiários terão os valores liberados seis dias antes.
Publicidade
"Antecipamos todas as etapas de pagamentos e saques do auxílio emergencial 2021 executadas até o momento. Isso mostra que a operação realizada pelo Ministério da Cidadania e seus parceiros tem sido exitosa e que um dos pilares do governo é a atenção aos mais necessitados", afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.
“A Caixa Econômica segue trabalhando com todo o empenho para ajudar a todos a superar as dificuldades da pandemia. Nada mais justo do que fazer o Auxílio Emergencial chegar mais rápido as mãos dos brasileiros”, avalia o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães.
Publicidade
O cronograma de transferências continua no domingo, 18, para quem nasceu em fevereiro, antecipando em uma semana os créditos na conta desse público. Os pagamentos serão retomados na terça-feira, 20, e seguem diariamente até o fim de julho, com exceção da segunda-feira, 26.

A mudança mais significativa será para os nascidos em dezembro, que passam a ter direito à quarta parcela ainda em julho, no dia 30. Antes, quem nasceu no último mês do ano receberia em 22 de agosto, um adiantamento de 23 dias.
O calendário de saques também foi antecipado. Originalmente, os trabalhadores nascidos em janeiro poderiam sacar a quarta parcela do benefício a partir do dia 13 de agosto. Agora, eles terão essa possibilidade no dia 2 do próximo mês. O cronograma de saques vai até 18 de agosto para os aniversariantes de dezembro, uma antecipação de 22 dias.

Vale ressaltar que o cronograma de saques da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 está em andamento. Nesta quinta-feira, 15, quem nasceu em outubro poderá retirar o dinheiro do benefício. No dia seguinte, será a vez dos aniversariantes de novembro. Na segunda-feira, 19, o calendário é concluído com os nascidos no último mês do ano.

O modelo de escalonamento das transferências e saques, adotado no ano passado, segue sendo executado em 2021, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.

Para o público do auxílio emergencial 2021 incluído no Bolsa Família, nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos de acordo com o calendário habitual do programa. Em julho, o início dos repasses será na próxima segunda-feira, 19, para quem tem Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
Publicidade
Calendário de crédito

Mês de nascimento                           Data de pagamento
Janeiro                                                 17 de julho
Fevereiro                                              18 de julho
Março                                                   20 de julho
Abril                                                     21 de julho
Maio                                                     22 de julho
Junho                                                   23 de julho
Julho                                                    24 de julho
Agosto                                                  25 de julho
Setembro                                              27 de julho
Outubro                                                28 de julho
Novembro                                             29 de julho
Dezembro                                             30 de julho
 
Calendário de saques

Mês de nascimento                           Data de pagamento
Janeiro                                                  2 de agosto
Fevereiro                                               3 de agosto
Março                                                    4 de agosto
Abril                                                      5 de agosto
Maio                                                      9 de agosto
Junho                                                    10 de agosto
Julho                                                     11 de agosto
Agosto                                                   12 de agosto
Setembro                                               13 de agosto
Outubro                                                 16 de agosto
Novembro                                              17 de agosto
Dezembro                                              18 de agosto
Bolsa Família

Para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o auxílio emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular.

Para quem recebe por meio da Conta Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
Publicidade
Balanço

O governo federal encerrou o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 no dia 30 de junho. De acordo com o Ministério da Cidadania, somando as três etapas de pagamentos, o investimento federal chegou a R$ 26,3 bilhões, incluindo todos os públicos, num total de 114,09 milhões de transferências.

Na terceira etapa da operação, segundo a pasta, foram beneficiadas mais de 37 milhões de pessoas de forma direta, sendo 27,3 milhões de pessoas do Cadastro Único e do Extracad (ingressaram no auxílio pelo aplicativo) e 9,8 milhões de famílias do Programa Bolsa Família, em um investimento de pouco mais de R$ 8,5 bilhões.

No dia 5 de julho, o presidente Jair Bolsonaro editou o Decreto 10.740 que prorroga, pelo período complementar de três meses, o pagamento do recurso. Instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021, o benefício tinha a previsão inicial de ser pago em quatro parcelas, agora chegará a sete parcelas.