Atualmente, mais de 3,2 milhões de pessoas físicas investem na Bolsa de Valores no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, este número reflete um crescimento de quase 100% de investidores nos últimos dois anos. A possibilidade de ganhar dinheiro com o sobe e desce das ações é um dos principais atrativos para os recém-chegados investidores. Contudo, a satisfação do ganho pode se tornar uma dolorosa experiência, caso o empreendedor financeiro não observe alguns procedimentos obrigatórios. Para falar sobre isso, Filipe Fradinho, conhecido como FradGain, recebe Alice Porto, criadora do Canal Contadora da Bolsa e CEO da Contadora da Bolsa Contabilidade, na live no seu canal do Youtube, no dia 2 de setembro, às 19 horas.
“A partir do momento que a pessoa física investe qualquer valor na Bolsa de Valores, independente de lucro, do prejuízo ou do valor investido, assume também três responsabilidades: a 1ª obrigação com o Leão é calcular os resultados das operações todo mês; a 2ª envolve o pagamento do DARF, se tiver lucro tributável e a 3ª é declarar o imposto de renda anualmente”, esclarece Alice Porto, do canal Contadora da Bolsa.
E caso não cumpram com estas obrigações, podem acabar caindo na malha fina e pagando multas desnecessárias. Ou seja, complicando a vida com o Leão e rasgando dinheiro - o que vai na contramão dos objetivos do investidor ao entrar na bolsa de valores.
“Organização e disciplina são fundamentais para quem quer ganhar dinheiro na bolsa. O monitoramento e o cálculo dos resultados devem ser constantes, para evitar de deixar de pagar o DARF devido ou, pagar sem necessidade. Nas duas situações, o investidor vai acabar pagando multas e jogando dinheiro fora”, finaliza Porto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.