Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira Alan Santos/PR

Durante um discurso realizado no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 7, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um alerta e afirmou que o Brasil pode sofrer com o desabastecimento no próximo ano. Segundo o mandatário, o motivo para a previsão seria a pausa na produção de fertilizantes na China. 
O presidente afirmou, ainda, que diversos países no mundo já estão sofrendo com esse problema e que o Brasil poderia ser o próximo. "Vou avisar um ano antes: fertilizantes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem", declarou. 
Bolsonaro destacou, ainda, que o preço do insumo já aumentou e deve continuar aumentando. No entanto, ele informou que o governo estaria trabalhando em um plano emergencial desde março, para lidar com a crise dos fertilizantes. O presidente reforçou que este não é um problema exclusivo do Brasil e disse que pediu aos diplomatas que registrem a situação dos supermercados pelo mundo. 
"Pedi agora para uma pessoa nossa que trabalha nos Estados Unidos, Itamaraty, ir nos mercados bem como alguns embaixadores da Europa mostrar o que está acontecendo. Lá não é apenas inflação, está tendo desabastecimento", acrescentou.