Prova de vida será realizada no mês do aniversário a partir do ano que vemMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Rio - A partir do ano que vem, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passarão a fazer a prova de vida no mês de seu aniversário. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (15). 
Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até dezembro após promulgação do presidente Jair Bolsnaro (sem partido). Entretanto, aqueles que precisavam realizar a prova de vida até o mês de setembro, continuam com essa obrigação, conforme o instituto esclareceu para O DIA.
"Os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida até setembro de 2021 devem fazer o procedimento para desbloquear o benefício. A suspensão da obrigatoriedade é válida somente para os beneficiários que teriam que realizar a prova de vida a partir do mês de outubro. Lembramos que a suspensão é referente a obrigatoriedade da prova de vida. Ou seja, aqueles que não realizarem o procedimento não terão seu benefício bloqueado", informou o INSS. 
Sendo assim, aqueles que, por algum motivo, não realizaram o procedimento e estão com o pagamento suspenso, vão precisar fazer a prova de vida para retomar o recebimento do benefício. Vale lembrar que, após a suspensão do pagamento, se o procedimento não for realizado num prazo de até seis meses, o benefício será cessado. Nesse caso, é preciso que o segurado solicite a reativação do benefício pelo Meu INSS. O passo a passo pode ser encontrado no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-reativacao-de-beneficio