Competição acadêmica acontecerá no formato onlineDivulgação

Rio - A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, promove, entre esta quarta, 20, e sexta-feira, 22, (Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações), a primeira Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia. A competição acadêmica acontecerá no formato online e tem o objetivo de incentivar os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais a identificarem problemas reais e desenvolverem soluções baseadas em ciência e tecnologia, por meio de uma maratona de criatividade, empreendedorismo e inovação.
Segundo a secretaria, um dos principais propósitos da Olimpíada é motivar o ecossistema empreendedor voltado para os jovens estimulando também a criação de startups a partir de desafios expostos nos seguintes temas: meio ambiente, covid-19 e impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos, geração de renda e saúde.

As escolas da rede municipal das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE's) puderam inscrever seus times (de três a quatro alunos e um professor orientador) até a última sexta-feira. As três equipes com melhor colocação na competição, serão anunciadas no dia 26 deste mês.

"A Olimpíada Estudantil tem o objetivo de estimular e despertar nos jovens o interesse pela tecnologia, e ainda identificar talentos. Além disso, é um convite para que, diante de demandas reais, as ações e ideias dos alunos façam a diferença na vida de sua comunidade", afirmou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

Após os três dias de maratona, as equipes apresentarão propostas que serão escolhidas por uma banca composta por profissionais das áreas de ciência e de tecnologia. Os critérios de avaliação das soluções apresentadas serão: a sua atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada pelos alunos impactará em uma comunidade.