O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah (em pé), o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e o ministro de Minas e Energia, Bento AlbuquerqueDivulgação

Rio - Cerca de 300 pessoas participaram da abertura do Primeiro Encontro para o Desenvolvimento Regional, realizado nesta segunda-feira no Clube Vera Gol, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio. Iniciado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, a abertura do evento teve a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, do vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula, do vice-presidente da Firjan, Celso Matos e do diretor de Atendimentos e Produtos do Sebrae, Júlio Cezar Rezende.

O secretário Vinicius Farah anunciou que os Encontros de Desenvolvimento Regional vão percorrer várias cidades, consolidando a parceria do poder público com a iniciativa privada para fazer o mapeamento das potencialidades das regiões. O objetivo é debater as vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento em todo o estado. 
"O governador Cláudio Castro determinou a entrega de um projeto de desenvolvimento regional focado na construção da cadeia produtiva do estado. Por que Itaboraí ? Por causa do Comperj. Hoje, o governo federal modula o projeto do Gaslub, factível, real. Com potencial de 8 mil empregos e investimento de 17 bilhões de reais, no próximo ano", explicou o secretário sobre a escolha de Itaboraípara sediar o primeiro evento.
O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, destacou que o Rio de Janeiro é a principal base de operações da Petrobras no país. "Vemos o Polo Gaslub como importante ativo estratégico para a Petrobras", revelou, acrescentando que o projeto é fundamental para atração de novos empreendimentos para a região, como, por exemplo, siderúrgicas e fábricas de cerâmica.

O vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula, anunciou que o município vai criar uma junta de liberação de empresas que pretendem se instalar no Gaslub. Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que o evento representa mais um dia feliz para o Rio de Janeiro e para o país. "O Estado do Rio Janeiro é capital da energia do Brasil. Aqui temos praticamente 80% da produção do petróleo", justificou o ministro, que também anunciou que, a partir do ano que vem, 21 milhões de metros cúbicos de gás natural estarão chegando em Itaboraí.