Calendário de pagamentos de 2022 do INSSDivulgação

Rio - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário do pagamento de benefícios do próximo ano nesta quarta-feira, 2. Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores, começando por aqueles que recebem um salário mínimo e seguindo para os que recebem mais. Ao todo, são mais de 36 milhões de beneficiários atendidos em todo o país.
Os beneficiários que recebem de acordo com o piso nacional (R$ 1.100 em 2021), os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os segurados com renda mensal acima de um salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.
Para saber o dia correto do pagamento, as pessoas precisam saber o número do benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de dez dígitos. O número aparece no seguinte formato: 999.999.99 9-9. 

A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito do pagamento depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. O número a ser observado será o que se encontra em negrito, ou seja, o penúltimo algarismo.
Para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já recebiam habitualmente. 
O INSS esclareceu que os idosos com 65 anos de idade ou mais e as Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.
No caso de feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.
O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.
Em caso de dúvidas, os segurados do INSS podem ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Confira o calendário completo:
Calendário de pagamentos de 2022 do INSS - Divulgação
Calendário de pagamentos de 2022 do INSSDivulgação