Shoppings apostam em campanhas promocionais e sorteios para aquecer as vendas do NatalDivulgação

Rio - Com o Natal batendo à porta, shoppings e supermercados realizam campanhas promocionais e sorteios para aquecer as vendas durante o período, conhecido como a maior data comemorativa para o comércio. Os lojistas cariocas estimam um aumento de 7% nas vendas para a ocasião, de acordo com uma pesquisa do CDLRio e do SindilojasRio, que ouviu 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro. Os estabelecimentos também promovem ações solidárias, arrecadando alimentos e brinquedos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.  
No NorteShopping, as compras feitas nas lojas físicas, no aplicativo e no Compras pelo WhatsApp, e cadastradas até 10 de janeiro, se transformam em cupons para o sorteio de 35 iPhones 12. Quanto maior a categoria, mais chances de ganhar: 1 Estrela - 1 cupom; 2 Estrelas - 5 cupons; e 3 Estrelas - 10 cupons. O sorteio será realizado no dia 14 de janeiro e o regulamento completo está disponível no site e no app do shopping.

Para evitar o contato físico, além do cadastramento digital de notas no app, a urna recebe os cupons através de geração automática. Depois de o cliente ativar suas chances de acordo com a sua categoria via aplicativo, os cupons são impressos e depositados na urna. Para quem ainda não é associado ao Programa de Relacionamento, é simples e rápido: é só baixar o aplicativo, fazer o cadastro e inserir uma nota fiscal de qualquer valor para se tornar membro. Aproveite, porque tem descontos espalhados pelo app e benefícios o ano todo.
Além da promoção, os clientes das categorias 2 e 3 estrelas que cadastrarem notas fiscais de compras até 10 de janeiro levam para casa o "sabor do Natal". Confira seus benefícios no app do NorteShopping e resgate seu prêmio no centro comercial. Duas estrelas: cliente ganha Língua de Gato da Kopenhagen. Três estrelas: cliente recebe um Panettone trufado da Kopenhagen.
No Shopping Tijuca, os clientes do Programa de Relacionamento do shopping poderão concorrer a 30 Iphones 12. Para participar, o cliente deve cadastrar uma nota fiscal até 09/01 e efetuar o resgate do cupim no aplicativo até 11 de janeiro. Já o sorteio acontece no dia 14 de janeiro. Clientes da categoria 1 podem resgatar 1 cupom via aplicativo; Clientes da categoria 2 resgatam 5 cupons e Clientes da categoria 3 resgatam 10 cupons. O stand da promoção fica no primeiro piso, próximo à entrada da Avenida Maracanã.

A fim de evitar o contato físico, o cadastramento das notas no app é feito de forma digital e a urna recebe os cupons por meio de geração automática.

O “Compre e Ganhe” é outra ação do Shopping Tijuca para este fim de ano. Os clientes do Programa de Relacionamento que forem 2 e 3 Estrelas poderão resgatar, respectivamente, Nhá Benta Kopenhagen e Panettone Trufado Kopenhagen (550g). Para isso, é preciso cadastrar no aplicativo do shopping, pelo menos uma nota fiscal no período da ação, até o dia 14 de janeiro. O resgate é feito mediante reserva do brinde no app e retirada no estande da promoção.
Os clientes do BarraShopping poderão participar da promoção e concorrer a cinco carros Nivus zero quilômetro e 100 vales-compras no valor de R$ 5 mil. Até o dia 24 deste mês, a cada R$ 600 em compras, os participantes ganham um número da sorte para concorrer aos prêmios. Para isso, basta cadastrar as notas fiscais no superapp Multi. O regulamento completo poderá ser conferido em www.barrashopping.com.br.
Para estimular o consumo no período pré-natalino, o Américas Shopping promove, também até o dia 24, a campanha promocional "Sorte Eletrizante", que funciona no estilo compre e concorre. A cada R$ 400 em compras feitas nas lojas participantes, os clientes ganharão um número da sorte para concorrer a um Jeep Renegade 0km.
No ParkJacarepaguá, até o dia 24, a cada R$ 350 em compras, os clientes trocam por um panetone trufado Kopenhagen (limite de dois panetones por CPF) e ainda ganham um número da sorte para concorrer a cinco carros Nivus zero km. A retirada do brinde pode ser realizada na loja da promoção, próxima ao Centro de Eventos, no piso L2. Os sorteios serão semanais e no período da Black Friday, de 26 a 28 novembro, os consumidores ganharam cupons em dobro. Clientes MultiVocê Gold ganham números da sorte em dobro durante toda a promoção. Todas as notas fiscais das lojas participantes precisam ser cadastradas pelo aplicativo MULTI. 

Os clientes que fizerem as compras de Natal no Outlet Premium Rio de Janeiro poderão aproveitar uma campanha inédita este ano. A cada R$ 450 em compras nas lojas do Outlet, os consumidores terão a oportunidade de garantir um cooler térmico para sete latas pelo valor promocional de R$ 30. O produto está disponível em três estampas diferentes que podem ser escolhidas. Para participar, o cliente deverá cadastrar as notas fiscais no aplicativo GenShop (disponível na Apple Store e no Google Play) e se apresentar no balcão de troca para retirar o seu cooler, localizado no 2º piso, em frente a Brands House.
No Shopping Grande Rio, os clientes que juntarem R$ 300 em notas fiscais das lojas participantes ganham um número da sorte para concorrer a um carro Chevrolet Tracker 0Km. Quem doar 1kg de alimento não perecível ganhará um número da sorte extra. O sorteio será no dia 5 de janeiro de 2022 pela Loteria Federal, com divulgação prevista para o dia 7 de janeiro.
No Via Parque e no Recreio Shopping, os clientes que juntarem R$ 350 em notas fiscais das lojas participantes ganham um número da sorte para concorrer a um Jeep Renegade STD 0km. Quem doar 1kg de alimento não perecível ganhará um número extra. A campanha vai até o dia 24 de dezembro e o sorteio será no dia 29 de dezembro, realizada pela Loteria Federal.
Mas, no Recreio Shopping, a campanha vai até o dia 31 de dezembro e o sorteio será no dia 5 de janeiro de 2022, pela Loteria Federal. 
Além disso, os clientes do Recreio Shopping, Via Parque e Shopping Grande Rio também podem ganhar um panetone da Casa Suíça na troca de seus cupons fiscais. A ação é válida enquanto durarem os estoques. 
No Passeio Shopping, a cada R$ 250 reais em compras, o cliente ganha um panettone da Bauducco e ganha um número da sorte para concorrer a 50 mil reais em vale-compras. A promoção vai até o dia 24 de dezembro.
Quem for ao Shopping Metropolitano Barra e fizer compras acima de R$300 vai ganhar um presente com gostinho de Natal. Até o dia 24 de dezembro, todos os clientes que consumirem acima deste valor poderão trocar suas notas fiscais por um panettone com gotas de chocolate. O público também poderá apreciar e interagir com a decoração de Natal, com tema inédito: o Mágico de Oz. A expectativa do shopping para o mês de dezembro é de que o fluxo aumente em 30% comparado ao mesmo período de 2020.
O Bangu Shopping realiza a promoção “Natal Muito Mais Natal”, com ação compre e ganhe de panetones e sorteio de dois carros Hyundai Creta 0Km recheados de brinquedos. Até o dia 26 de dezembro, a cada R$ 500 em compras realizadas nas lojas participantes, o cliente vai ganhar um delicioso panetone e um número da sorte para concorrer ao sorteio de 2 carros 0 km recheados de brinquedos. 
Na promoção do sorteio dos carros recheados de brinquedos, as compras realizadas aos domingos valem em dobro, e o cliente receberá dois números da sorte e mais chances de ganhar. O sorteio acontecerá através da apuração da Loteria Federal do dia 29 deste mês e os ganhadores serão divulgados a partir do dia 31. A promoção dos panetones é válida enquanto durarem os estoques e a troca é limitada a uma unidade por CPF. O regulamento e o certificado de autorização da promoção podem ser consultados também no site do Bangu Shopping (https://bangushopping.com/).
No Carioca Shopping, até o dia 24 de dezembro, a cada R$ 400 em compras realizadas nas lojas participantes o cliente vai ganhar um número da sorte para concorrer ao sorteio de um automóvel 0Km Tiggo 8 e, ainda, será presenteado com um panetone Casa Suíça (400g) de frutas ou gotas de chocolate. A retirada dos panetones é válida enquanto durarem os estoques e a troca é limitada a uma unidade por CPF.
A Central de Trocas fica localizada no 2º piso, ao lado do PEG/Espaço Cliente. O sorteio do Tiggo 8 será realizado no 29 de dezembro, pela Loteria Federal, e o vencedor será divulgado do dia 30, às 14h. Os regulamentos completos e os certificados de autorização da promoção podem ser consultados no site www.cariocashopping.com.br.
O Caxias Shopping realiza a ação compre e ganhe de panetones e sorteio de 4 vales-compra no valor de R$ 10 mil cada, para uso exclusivo nas lojas do shopping. Até o dia 3 de janeiro de 2022, compras de R$ 300 realizadas nas lojas participantes dão direito a um número da sorte para concorrer ao sorteio dos vales-compra e um panetone Casa Suíça (400g) de frutas ou gotas de chocolate, queridinhos das famílias para celebrar a noite de Natal. A retirada dos panetones é válida enquanto durarem os estoques e a troca é limitada a uma unidade por CPF durante todo o período da promoção.
A Central de Trocas para retirada do brinde está localizada na portaria principal. Para participar da promoção, o cliente poderá cadastrar suas notas fiscais no site do Caxias Shopping (caxiasshopping.com.br/promocoes ) ou presencialmente, na Central de Trocas. O sorteio dos vales-compra será realizado no dia 5 de janeiro de 2022, pela Loteria Federal. O regulamento completo e o certificado de autorização da promoção podem ser consultados no site caxiasshopping.com.br.
Neste Natal, o Pátio Alcântara, a cada R$200 em notas ou cupons fiscais das lojas participantes, em compras realizadas até as 18h do dia 24 de dezembro, o cliente leva para casa um Kit Brinde Natura, podendo escolher dentre duas opções disponíveis. A troca será realizada até 24 de dezembro, ou enquanto durarem os estoques, e é limitada a um único brinde por CPF. O balcão da promoção fica localizado no piso L2.
O São Gonçalo Shopping promove a campanha para distribuição de panetones Bauducco e sorteio de prêmios especiais, como 1 MacBook e/ou 1 iPhone 13 + 1 Apple Watch. Até o dia 31 de dezembro, a cada R$ 250 em compras realizadas nas lojas participantes, o cliente vai ganhar um panetone Bauducco (500g) de frutas ou gotas de chocolate e um número da sorte para concorrer aos sorteios dos itens tecnológicos. A ação de panetones é válida enquanto durarem os estoques e a troca é limitada a uma unidade por CPF.
O posto de trocas fica localizado em loja especial da promoção, no 2º piso, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 13h às 21h. Os sorteios dos prêmios serão realizados nos dias 29 de dezembro de 2021 e no dia 5 de janeiro de 2022 pela Loteria Federal. O regulamento completo e o certificado de autorização da promoção podem ser consultados no site do São Gonçalo Shopping (https://saogoncaloshopping.com.br/).
No Shopping Boulevard, os clientes devem cadastrar as notas fiscais das lojas participantes no app do shopping. Ao juntar R$ 350,00 em compras, o frequentador levará para casa um kit O Boticário contendo um estojo Boti Mãos Premium e um estojo Glamour Sabonete em barra. O ponto de trocas fica no 2° piso, próximo às Lojas Americanas.
No Shopping Nova Iguaçu, ao juntar R$ 350,00 em compras, os clientes terão direito a um kit O Boticário contendo um estojo Malbec Sabonetes ou um estojo Glamour Sabonetes ou ainda um kit Boti Mãos Premium. Para retirar o prêmio, o frequentador precisa baixar o aplicativo do Shopping Nova Iguaçu e cadastrar as notas fiscais. As trocas são realizadas no 2° piso, próximo às Lojas Americanas.
No Madureira Shopping, o shopping também firmou uma parceria com a marca O Boticário para a promoção de Natal. Juntando R$ 350,00 reais em compras, o cliente descola um kit composto de estojo Floratta e estojo Boti Mãos Premium. Para concorrer, o participante deve cadastrar as notas fiscais através do aplicativo do shopping. O posto de trocas fica no 1° piso, perto da praça de eventos.
No Plaza Shopping Niterói, os clientes do Programa de Relacionamento poderão concorrer a 35 Iphones 12. Para participar, o cliente deve cadastrar uma nota fiscal e efetuar o resgate do cupom no aplicativo até o dia 11 de janeiro, enquanto os sorteios acontecerão no dia 14. Clientes da categoria 1 podem resgatar 1 cupom via aplicativo; Clientes da categoria 2 resgatam 5 cupons e Clientes da categoria 3 resgatam 10 cupons. O stand da promoção fica no 1º piso, na área de eventos.

Os clientes do Programa de Relacionamento que forem 2 e 3 Estrelas poderão resgatar, respectivamente, Língua de gato e Panettone Trufado Kopenhagen. Para isso, é preciso cadastrar, no aplicativo do shopping, pelo menos 8 notas e comprar nos últimos três meses o valor conforme normas do programa de relacionamento. O resgate é feito mediante reserva do brinde no app e retirada no estande da promoção.
Até o dia 24, o Américas Shopping promove a campanha promocional Sorte Eletrizante “compre e ganhe”. A cada R$400 em compras feitas nas lojas participantes, os consumidores poderão escolher entre um panetone ou um chocotone da Casa Suíça. A promoção é limitada a um brinde por CPF e é válida enquanto durarem os estoques. Além disso, os clientes que participarem também ganharão um número da sorte para concorrer ao sorteio de um Jeep Renegade. “Esta campanha é uma forma de retribuir o carinho e a presença dos nossos clientes”, conta Beth Andrade, gerente de Marketing do empreendimento.
Para celebrar o Natal, uma das datas mais simbólicas e especiais do ano, o West Shopping promove, até o dia 24, a campanha “Tem Rena Trazendo Carro”. A ação promocional sorteará entre os clientes um Hyundai HB20 0km e, em paralelo, realizará uma ação “compre e ganhe” para contemplar os consumidores com um delicioso panettone, da marca Casa Suíça. O cliente que deseja participar de ambas promoções deverá juntar R$ 400 em notas fiscais nas lojas participantes e trocar por um número da sorte para concorrer ao automóvel, e por um panettone, de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, sendo limitado a dois panettones por CPF. E de sexta-feira a domingo, cada R$ 400 em compras dará direito a números da sorte em dobro.
O Shopping Jardim Guadalupe promove o animado concurso cultural “Desafio Madagascar! #madagascarchallenge”, até o dia 20 deste mês, que tem tudo para levar muita diversão aos participantes. O grande vencedor será contemplado com uma viagem ao Beto Carrero World e terá direito a levar três acompanhantes. 
Lojas e supermercados
Já a Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, realiza a campanha "12.12 Liquidação de Natal" até a próxima segunda-feira, 13. A empresa disponibiliza várias ofertas por categoria e cupons de frete grátis sem valor mínimo, além de R$ 4 milhões em vouchers de desconto no dia 12. O marketplace também contará com um jogo de caça ao cupom com um voucher de R$ 20, página com dicas de presentes de Natal, e um incentivo à contribuição social com a ação Shopee Doações especial de Natal: você doa e a Shopee paga metade.
Até 31 de dezembro, a rede Supermarket, em parceria com o SBT, faz a campanha natalina "Caminhão de Prêmios" para presentear o consumidor com diversos eletrodomésticos e eletrônicos. Para concorrer, basta registrar o CPF a cada compra acima de R$ 100 e fazer o cadastro no site https://www.caminhaodepremiossm.com.br/, ganhando um número da sorte. Dessa forma, o consumidor pode participar mais de uma vez a partir desse valor de compra. Os prêmios vão desde ferro de passar, geladeira e fogão, passando por conjunto de panelas até smartphone, ar-condicionado, armário de cozinha, fogão elétrico, sofá de três lugares, entre outros.
O Assaí Atacadista lançou a ação "Feliz Natal e um Saboroso Ano Novo", que irá sortear mais de 19 mil kits "Boas Festas" até o último dia do ano. O kit conterá uma Ave Natalina e um Pernil - produtos selecionados especialmente para o momento das ceias dessas festividades, além de uma bolsa térmica personalizada.
Para participar, o cliente precisa fazer compras acima de R$ 100 em qualquer unidade Assaí e informar o CPF ou CNPJ no momento de passar as suas compras. Os vencedores são premiados por meio de sorteio digital, feito na hora, e serão comunicados instantaneamente através de uma mensagem automática na tela do caixa. As lojas participantes podem ser consultadas em www.assai.com.br. Podem ser utilizados quaisquer meios de pagamento disponíveis nas lojas do Assaí: dinheiro, cartões de crédito e débito das principais bandeiras, o cartão Passaí (que oferece o preço de atacado mesmo quando nas compras unitárias), Pix, vale-alimentação e QR Code do aplicativo do Pic Pay.
Os clientes do Nova América que acumularem notas fiscais no valor de R$ 350 poderão escolher entre três kits da loja O Boticário: um estojo Floratta ou um estojo "Boti Mãos Premium" ou ainda um estojo "Cuide-se Bem Morango e Leite". A troca acontece no 1º piso, em frente à Kalunga. Cupons contendo bebidas alcoólicas não serão aceitos.
No Botafogo Praia Shooping, ao juntar R$ 350 em compras, o cliente ganha um Kit L'Occitane au Brésil da linha Água de Coco, composto por um hidratante corporal e um creme para mãos. É possível concorrer, ainda, a dois vales-compras de R$ 10 mil. O ponto de troca fica no 1º piso, próximo à Mr. Cat. Para participar, o cliente deve cadastrar as notas fiscais através do aplicativo do shopping.
Ações sociais
Para levar a alegria do Natal a quem mais precisa, o BarraShopping e NewYorkCityCenter promovem, até a próxima quarta-feira, 15, mais uma vez uma campanha de arrecadação de brinquedos. A ação acontece em parceria com a ONG Viva Rio que reverterá os itens para crianças em situação de vulnerabilidade social. Os clientes podem deixar as doações dos brinquedos novos ou usados em bom estado na área do Papai Noel, que fica no Nível Lagoa da expansão, durante todo o horário de funcionamento do shopping.
O fim do ano é sempre um momento de reflexão e tempo de ajudar a quem precisa. Os clientes do ParkJacarepaguá que desejarem exercitar a solidariedade e quiserem doar 2 kg de alimentos não perecíveis, ganham quatro números da sorte para concorrer aos sorteios do Nivus zero km. As doações serão destinadas ao projeto Mesa SESC e os alimentos poderão ser entregues na loja da promoção, localizada no piso L2.
O grupo Ancar Ivanhoe quer arrecadar 167 toneladas de alimentos não-perecíveis para a campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania, e beneficiar cerca de 16,7 mil famílias. A ação acontece até o dia 24 de dezembro e convida quem passar pelos shoppings da rede a fazer a diferença e contribuir no combate à fome por meio de doações de alimentos ou contribuições digitais por meio de QR Code.
Além da arrecadação física e digital, diversas ativações visam aumentar o engajamento e intensificar a participação de lojistas, parceiros e consumidores como loja de produtos exclusivos e troco solidário. A Loja Beija-Flor, criada em parceria com a ONG, vai permitir que os clientes adquiram produtos exclusivos com o mote da campanha. O valor das vendas dos produtos será revertido integralmente para a instituição. Já as lojas também poderão participar do movimento com a Tag da Solidariedade. Peças selecionadas terão parte do valor revertido em alimentos para o Natal Sem Fome.
Os shoppings também vão incentivar o Troco Solidário, permitindo que os clientes doem a quantia excedente do pagamento do estacionamento e do brinde da campanha promocional para o movimento idealizado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. No Rio de Janeiro, as doações acontecem por meio dos sites ou fisicamente nos shoppings Madureira, Botafogo Praia, Nova América, Nova Iguaçu, Boulevard, RioSul, Rio Design Barra e Leblon.
O Assaí Atacadista promove, em conjunto com instituições sociais parceiras, mais um ano do Natal da Solidariedade. A ação acontece até o dia 19 de dezembro em todas as 202 lojas da empresa pelo país, e busca mobilizar clientes, fornecedores e colaboradores para doarem alimentos que serão distribuídos a famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. 
Para isso, as unidades participantes contarão com pontos de coleta localizados próximos aos caixas de atendimento. Nesses espaços, os clientes poderão doar quaisquer alimentos não perecíveis e itens de cesta básica, como arroz, feijão, óleo, leite em pó, açúcar, sal, molho de tomate, macarrão, farinhas, enlatados, entre outros.
A ação também contará aos sábados, durante o período da campanha, com voluntários das instituições sociais com objetivo de sensibilizar os clientes e estimular as doações. O Assaí irá doar mais 15% da quantidade total arrecadada na campanha. Ou seja, a cada 10 kg de alimentos, a rede doa mais 1,5kg de comida.