Levantamento da Febraban e da Associação Brasileira de Bancos também apontou o crescimento das advertências e as punições às empresasReprodução internet
“O rigor com que o setor vem coibindo as ações fraudulentas e criminosas na oferta e contratação do produto demonstra o alto grau de firmeza e comprometimento dos bancos com a transparência e o respeito aos direitos dos consumidores”, destaca Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Provisão Vendas - Minas Gerais
F Sunglass - São Paulo
M Lessa Serviços - Rio de Janeiro
Agrice Rodrigues de Araujo - São Paulo
Atitude MG - Minas Gerais
WG Serviços Cadastrais/ São Paulo/Eireli - São Paulo
MJ Serviços Cadastrais São Paulo LTDA EPP - São Paulo
Otimize - Piauí
Anjos CE - Ceará
União Atividades de Cobrança - Bahia
Call Center Fast Telemarketing Service LTDA - São Paulo
J.C Gomes Eireli/ME - Piauí
Life Promotora - Rio de Janeiro
Grupo Gold - Santa Catarina
RS Promotora - Rio de Janeiro
FW Cred - São Paulo
A F Mateus SP - São Paulo
Baldez Promotora - Bahia
GP Promotora - Rio Grande do Norte
Azul Serviços - São Paulo
MESF - Piauí
Cantalice RJ - Rio de Janeiro
M A Intermediações - Roraima
Inovar Soluções - Minas Gerais
G.G da Silva/ME - Piauí
Melo Promotora - Pernambuco
Next Serviços Especializados E - São Paulo
Mix Consignado - Goiás
Consig SP - São Paulo
Santos Ferreira Neto LTDA - Santa Catarina
Star Intermediação de Negócios e Cobrança Eireli EPP - Rio de Janeiro
J B de Moura Brito Eireli - Piauí
Cash Fácil Serviços e Negócios LTD - Rio de Janeiro
LR Informações Cadastrais e Cobranças LTDA - São Paulo
Os bancos que não encerrarem o relacionamento com os correspondentes suspensos podem ser multados pelo Sistema de Autorregulação por conduta omissiva, cujos valores variam de R$ 45 mil até R$ 1 milhão. As multas arrecadadas são destinadas a projetos de educação financeira.
O acompanhamento e a aferição das ações irregulares são feitos por várias fontes de informação. Além da quantidade de reclamações procedentes registradas nos canais internos dos bancos ou recebidas pelos Procons, pelo Banco Central ou por intermédio do Consumidor.gov.br, são avaliadas as ações judiciais e os indicadores de uma auditoria independente, que leva em conta questões de governança, qualidade do serviço e gestão de dados dos clientes.
Participam da autorregulação 32 instituições financeiras que representam cerca de 99% do volume total da carteira de crédito consignado no país.
Não Me Perturbe
Outra medida integrante do sistema de autorregulação do consignado é a plataforma Não me Perturbe, por meio da qual os consumidores podem proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato para oferecer crédito consignado.
Entre 2 de janeiro de 2020 e 2 de fevereiro de 2022, mais de 2,5 milhões de solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado foram realizadas. Desse volume indicado, 2.008.989 representam solicitações de bloqueio feitas pelo consumidor para todas as instituições financeiras presentes na plataforma.
O Estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio no país, com 759.627 solicitações, seguido por Minas Gerais (293.537) e Rio de Janeiro (278.811).
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