IPVA é calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base nos preços de mercadoMarcos Porto/Agência O Dia

Rio - O calendário de pagamentos da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 começa nesta quarta-feira, 23, para proprietários de veículos licenciados no estado do Rio com placas terminadas em 0. O cronograma da terceira cota vai até o dia 11 de abril para automóveis com placas de final 9.
O pagamento do IPVA deve ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que está disponível no portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br/ipva) e no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Para emitir a GRD, é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O documento pode ser pago em qualquer agência bancária.
O IPVA é calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base nos preços de mercado. A esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para veículos movidos a GNV).
Confira o calendário de pagamento
 
Final de placa Parcela
0 23 de março
1 25 de março
2 28 de março
3 29 de março
4 4 de abril
5 5 de abril
6 6 de abril
7 7 de abril
8 8 de abril
9 11 de abril