Arthur Lira, presidente da Câmara dos DeputadosDivulgação

Brasília — O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o governo federal pode dobrar a taxação dos lucros da Petrobras para reverter em benefício ao consumidor. A declaração foi dada após a estatal anunciar nesta sexta-feira (17), um novo aumento nos preços dos combustíveis.
"Não custava nada para a Petrobras diminuir um pouco os seus lucros agora e esperar o resultado do que nós estamos fazendo, para diminuir a inflação dos mais vulneráveis. Ela não tem, absolutamente, nenhuma sensibilidade", afirmou Lira, em entrevista à GloboNews.
O presidente da Câmara disse que a estatal é um "monopólio puro na veia" que precisa ser combatido e trabalha para pagar dividendos a acionistas minoritários. "Nós não queremos o caos, mas nós vamos abrir essa caixa preta da Petrobras e responsabilizar essa diretoria e esse presidente por esses atos de má-fé com o povo brasileiro", emendou.
"Aqui a Petrobras paga de CSLL [Contribuição Social Sobre Lucro Líquido], por exemplo, x% sobre o lucro. Nós vamos, por exemplo, dobrar essa taxação e tentar reverter isso diretamente para a população, para que também não entre no caixa do governo", sugeriu Lira, ao citar como exemplo o que é feito nos Estados Unidos.
Na quinta-feira, Lira anunciou que vai convocar para a próxima segunda-feira, 20, uma reunião de líderes para discutir a política de preços da Petrobrás. No Twitter, o deputado elevou o tom contra a estatal, chamou a empresa de "país independente" e disse que a companhia declarou guerra ao povo brasileiro.
Nesta sexta, o presidente da Câmara afirmou que a reunião vai ser "muito dura".